Eusébio fica em segundo lugar no Ceará na geração de empregos em Julho

quarta-feira | 16/08/2017

O município e Eusébio teve um saldo positivo de 182 empregos criados com carteira assinada no mês de julho, ficando em segundo lugar no Estado. Foram 1.065 admissões contra 883 demissões. No ano, foram 7.654 postos de trabalho criados e 7.250 demissões, ficando um saldo de 404 empregos. Já nos últimos 12 meses foram 13.344 admissões e 12.836 demissões com saldo de 508. Em julho, os setores que mais empregaram no Eusébio foram: Serviços, com 442 vagas; Indústria de Transformação, com 205; Construção Civil, com 204 e Comércio, com 188 postos de trabalho.

O Eusébio só ficou atrás de Fortaleza, que teve um saldo de 848 vagas de emprego. Em terceiro lugar aparece Limoeiro do Norte, com 146 vagas, em quarto Maracanaú, com 144 e em quinto Quixeramobim, com 106 empregos de saldo. O setor de serviços continua sendo a vocação principal do município, com a chegada de novos escritórios, empresas de Call Center, serviços financeiros, jurídicos, de informática, comunicação, arquitetura, engenharia, auditoria, consultoria, propaganda e publicidade, seguro, corretagem, transporte e armazenagem, além das atividades de segurança, saúde e educação, entre outros.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio, Eilson Gurgel observa que o Eusébio, diferentemente de outras cidades de maior porte do Ceará, vem mantendo a tendência de crescimento nos últimos 12 meses, com saldo positivo de mais de 500 empregos com carteira assinada. Ele destaca que no setor de educação já está em construção uma unidade do Colégio Christus e há planejamento para a vida do Colégio Santa Cecília, para atender a demanda crescente de pessoas que estão fixando moradia no município.

Frisa que os setores de Indústria de Transformação, Construção Civil e Comércio completam os setores mais fortes da economia do município, que segundo ele, continuou crescendo apesar da retração econômica do País. Ele observa que nos próximos cinco anos, um novo polo industrial deve surgir às margens da CE-010, que ligará o Anel Viário ao Polo Tecnológico de Saúde do Eusébio, em construção. “A área já foi transformada por lei em Área Especial de Desenvolvimento Econômico Sustentável Industrial (AEDI), possibilitando a instalação de atividades industriais sustentáveis”, revela.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, o Eusébio quer crescer, mas de forma sustentável, atraindo empreendimentos não poluentes, sustentáveis, onde os processos produtivos não ocasionem inconvenientes à saúde, ao bem-estar e à segurança da população. Ressaltou que a aprovação de novas indústrias levam em conta esses critérios. “Trabalhamos pelo crescimento econômico ajustado à proteção do meio ambiente, já com o pensamento nas as gerações futuras”, revelou.