Eusébio fica em segundo lugar no Ceará no Índice de Governança Municipal

segunda-feira | 07/08/2017

O município do Eusébio ficou na segunda colocação e na 262ª do país no Índice de Governança Municipal, criado pelo Conselho Federal de Administração. O Índice CFA de Governança Municipal – IGM-CFA consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Gastos e Finanças Públicas; Qualidade da Gestão; e Desempenho. Os dados avaliados são de 2016.

O índice, de acordo com o secretário de Finanças de Eusébio, Ramiro Barroso, foi elaborado a partir de dados secundários, e considera áreas como saúde, educação, planejamento urbano, articulação institucional, gestão fiscal, habitação, recursos humanos e outras. O Eusébio ficou com o IGM de 0,619, sendo 0.614 com Gastos/Finanças; 0,591 em qualidade de gestão e 0.654 em desempenho. Entre os municípios considerados de médio porte (de 50.001 a 100.000 habitantes), o Eusébio ficou na 29ª colocação.

Caso fosse avaliado somente o item Gastos e Finanças, o Eusébio estaria em primeiro lugar do Estado, a frente inclusive de Fortaleza. A Capital, por sinal, aparece em primeiro lugar com índice de 0,656, Sobral vem em terceiro, com 0,596; Maracanaú, em quarto com 0,587; Horizonte é o quinto com 0,582 e Juazeiro do Norte aparece na sexta colocação com 0,576, para citar as principais.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, o Índice auxilia os gestores a visualizar as necessidades e as boas práticas da administração. “O Eusébio aparece bem no índice, mas mostra que precisamos melhorar ainda mais em outros itens, além de manter o que já foi conquistado”, frisa.

Os resultados do Índice apresentam uma nota para mais de 3.300 municípios, uma abrangência relevante que considera cerca de 60% do total de municípios brasileiros. No item gastos e finanças são levados em conta os gastos per capita e o índice Firjan (onde o Eusébio aparece em primeiro lugar no Estado).

Na qualidade da gestão são avaliados, a terceirização de serviços básicos, informatização, articulação institucional, planejamento urbano, a transparência, proporção de servidores com a população e comissionados, entre outros. O índice vai de 0 a 1. O município mais bem avaliado foi o de Ilha Bela em São Paulo com 0,767 do IGM.