Eusébio forma 352 alunos no Programa de Resistencia às Drogas e à Violência

quinta-feira | 27/06/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação, e a Polícia Militar do Ceará formaram, nesta quarta-feira (26), 352 alunos no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O evento aconteceu no auditório da Fiocruz e contou com a presença do prefeito Acilon Gonçalves; da secretária de Educação do município, Goretti Frota; do comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Gilvan, entre outras autoridades militares.

O prefeito Acilon Gonçalves expressou seu agradecimento à Polícia Militar pela parceria em prol da crianças e dos jovens de Eusébio e parabenizou todos os alunos engajados no Proerd. “Vocês têm grande compromisso na transformação da cidade. Já instrutores que demonstraram toda boa formação que recebem da Polícia Militar, vocês têm de mim toda a admiração e eu procuro apoiar todas as ações na Polícia. Por isso, estamos investindo no Centro Integrado de Monitoramento, na Companhia de Polícia Metropolitana e nos Batalhões que aqui se encontram”. pontuou.

Disse que dois grupos são muito importantes na realização do Proerd – os alunos e os instrutores. Mas que é preciso também o engajamento da família e da comunidade. “Quando se juntam todos esses grupos, o resultado é a disciplina, a ordem e o conhecimento para vencer na vida. Queria que cada um de vocês assumissem o compromisso, que sempre que encontrarem alguém que não está seguindo os ensinamentos que vocês aprenderam, o chamem ao lado e mostrem que o erro que estão cometendo pode ser bastante nefasto em suas vidas futuras,” concluiu.

A secretária Goretti Frota agradeceu a Policia por ajudar o Eusébio a dar lições de prevenções as drogas. “Parabenizo as escolas Raul Tavares I e a Moacir Ferreira que tiveram os alunos formados nessa turma, A gente espera que vocês tenham assimilado esse conhecimento e que vocês repassem adiante. Quero também agradecer o Departamento de Apoio ao Estudante, na pessoa da professora Carmosa, que coordena esse programa no Eusébio e faz um trabalho belíssimo nas escolas.”

O Proerd consiste no tripé – Polícia Militar fardado presente na escola, professores e a comunidade. Através de 10 lições na temática de drogas, álcool e bullying, mostra às crianças como resistir a esses problemas. A Constituição de 1988 criou a proteção integral as crianças e por isso a importância crucial do papel da família nesse processo.

Em seguida, foram chamados os alunos que tiveram suas redações selecionadas no concurso com o tema “O que o Proerd fez em sua vida”: Maria Eduarda Evangelista de Freitas, 5º ano da Escolas Moacir Ferreira da Silva e Caíque Veríssimo, do 5º ano da Escola Raul Tavares I.

Logo depois foi feita a entrega de troféus para a secretária de Educação Goretti Frota e ao aluno Caíque Veríssimo, que apresentou a melhor redação. Receberam medalhas de honra ao mérito; o comandante do 15º BPM, coronel Gilvan Araújo e os alunos Emanuele Sousa (5º ano da escola Moacir Ferreira de Sousa); Maria Julia Freitas Oliveira (5º ano da escola Moacir Ferreira de Sousa); Eloah de Sousa Silva (5º ano da Escola Raul Tavares Cavalcante 1); Caique Moura Barros (5º ano da Escola Raul Tavares Cavalcante)

Em seguida falou a mãe de um aluno da Escola Moacir Ferreira, dona Elisgardênia, que destacou as mudanças que o Proerd têm feito na comunidade. Falou ainda o Coronel Gilvan do 15º BPM. “Os senhores pais tem privilegio da existência dessa forma de orientar seus filhos, principalmente nos dias de hoje que temos a televisão que passa orientações distorcidas à sociedade. A Família é a célula mater da sociedade e devemos preservá-la. O Proerd vem em boa hora para auxiliar nesse processo”, diz.

Enfatizou, ainda, que o Ceará foi o quinto estado a implantar Proerd no Brasil. “Hoje está em quase todos os municípios do Estado. É uma vacina contra as drogas, os alunos estão vacinados, e serão multiplicadores desse conhecimento”, disse. Houve, ainda, o juramento dos alunos e a entrega de certificados.