Eusébio ganhará complexo hospitalar com investimentos de R$ 4,5 bilhões

quinta-feira | 03/08/2017

O Polo Tecnológico e Industrial de Saúde do Eusébio (Ptis) receberá um dos maiores complexos hospitalares do Estado. Foi confirmada a instalação no Polo, no bairro da Precabura, do CityCor, hospital de referência em cardiologia. O investimento será de R$ 4,5 bilhões. O CityCor, faz parte do mesmo grupo do hospital Hcor, e ficará numa área distante 1 km da Fiocruz.

O diretor do hospital, Juan Mejia, observa que o complexo hospitalar vai ser a cidade da saúde, partindo do núcleo da cardiologia, e um hospital geral com capacidade de 800 leitos, associado a um centro de pesquisa de incorporação tecnológica e uma faculdade de medicina.

Ele observa que a ideia é que as obras físicas sejam iniciadas em janeiro de 2018, com início das operações quatro anos depois. Um dos fatores que contribuíram para que o grupo escolhesse o Eusébio para investir, segundo Medja, é a possibilidade de parcerias com a Fiocruz. “Temos muito interesse em desenvolver pesquisa avançada na parte da medicina de imagem, aplicada ao diagnóstico”.

Duas outras empresas também estão com negociações avançadas para aportar no Polo Tecnológico de Saúde – a Nuteral e a Point Suture. A Nuteral é uma empresa de biotecnologia em nutrição humana, e a Point Suture é especializada em fios de sutura. Outro grande empreendimento que está sendo captado é uma unidade do Instituto Pasteur. O Polo Tecnológico e Industrial da Saúde (Pits) do Eusébio tem como âncoras a unidade de ensino e pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e sua unidade de produção de vacinas, a Bio-Manguinhos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Eusébio, Eilson Gurgel destaca que o Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura, está finalizando as obras da CE-010 que garantirá o acesso ao local. Lembra que também, nesta semana, foram retomadas as obras do Anel Viário. “A rodovia vai facilitar o escoamento da produção do Polo de Saúde do Ceará, que será com certeza uma referência no ensino e produção na área de saúde para todo Brasil”, pontuou.

O Prefeito Acilon Gonçalves observa que outros empreendimentos estão sendo negociados para o Polo, “isso nos dá a certeza que teremos um desenvolvimento acentuado nos próximos cinco anos naquela região, que engloba os bairros da Precabura, Cararu, Mangabeira e adjacências. Estamos trabalhando, junto com a comunidade e de acordo com um planejamento prévio, para que os impactos sejam minimizados e todos ganhem com a vinda desses empreendimentos”, revelou.