Eusébio inicia ano letivo nas escolas municipais em março de 2021 de forma remota

quinta-feira | 10/12/2020
A Secretaria De Educação prevê que as aulas permaneçam de forma remota devido a continuação da pandemia (Foto: Divulgação/Internet)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Educação, prevê o início do ano letivo de 2021 da rede pública de ensino do município em 1º de março, ainda de forma remota, caso a pandemia persista e o País ainda não conte com a imunização contra o novo coronavírus. A Secretaria realizou reunião com secretários, técnicos, coordenadores da SME e gestores escolares envolvendo o NAMME e Inclusão para planejar o ano letivo do próximo ano.

O recesso escolar letivo das unidades escolares acontecerá de 16 de dezembro a 01 de janeiro de 2021, mas as secretarias das escolas funcionarão em regime de rodízio, além do gabinete da Secretaria. Segundo Goretti Frota, titular da pasta, a ideia é que futuramente e as aulas em Eusébio sigam um modelo híbrido, com aulas remotas e presenciais, respeitando todos os protocolos de saúde. “Queremos que a escola seja atrativa para os alunos. Que seja uma escola regular qualificada focada em ferramentas que qualifiquem e incentivem o aprendizado”, destaca.

Também ficou definida a continuidade da capacitação continuada dos profissionais de educação, em horários diferentes do escolar. As escolas e demais organismos a Educação contarão com ouvidores para que a população tenha respostas mais rápidas de suas demandas. Ainda com relação aos profissionais, os educadores físicos continuarão com o atendimento remoto ficando cada um com 2 a 7 escolas.

Goretti observa que as matrículas para 2021 já começaram para alunos veteranos, deste o último dia 2 de dezembro w prossegue até o próximo dia 20, de forma presencial, onde cada escola montou seu cronograma de atendimento. Os pais, mães ou responsáveis devem levar comprovante de atualização de endereço, se for o caso. Quanto aos alunos que serão remanejados das escolas atuais, se estas não oferecerem a série/turma que estes farão, a Secretaria informará todo o processo posteriormente.

A matricula dos novatos (alunos que moram no município) acontecerá de 19 a 26 de janeiro de 2021. Os alunos de 0 a 7 anos devem fazer suas matrículas de 19 a 20 de janeiro de 2021; os de 8 a 11 anos, de 21 a 22 de janeiro de 2021; Já 12, 13, 14 anos e a partir dos 15 anos, de 23 a 26 de janeiro de 2021.

O Prefeito Acilon Gonçalves afirma que o Eusébio é destaque na educação por seu pioneirismo. “Em 2009 implantamos o sistema de tempo integral, sendo um dos primeiros do Ceará. O tempo integral é uma das ações mais importantes para o sucesso da nossa dinâmica educacional. Prezamos pelas metas da alfabetização na idade certa e tratamos a educação do município além dos padrões de exigências estaduais. Fazemos com que nossos alunos gostem de estar na escola”, afirma.