Eusébio inicia campanha contra Pólio e Sarampo na próxima segunda-feira

quinta-feira | 02/08/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, inicia a partir da próxima segunda-feira, dia 6 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo. O objetivo é imunizar todas as crianças com idade de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Segundo o secretário de Saúde, Mário Lúcio, os pais devem levar seus filhos aos postos de saúde para receber as vacinas, mesmo que já tenham tomado suas doses anteriormente.

Ele observa que frente aos surtos de sarampo e ao risco de reintrodução da pólio (paralisia infantil), a campanha de 2018 é indiscriminada nessa faixa etária. “A campanha pretende atingir os pequenos que ainda não se imunizaram, os que precisam completar o esquema e até os que cumpriram a recomendação do Ministério da Saúde no passado”, destaca.

A coordenadora do setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Rita de Cássia Alexandrino, afirma que, a ideia é aplicar um reforço, para minimizar o risco de falha vacinal, “isso ocorre, quando as injeções por algum motivo não estimulam a produção de anticorpos contra essas enfermidades. Isso é incomum em quem cumpre o número de doses preconizadas, porém pode ocorrer”, ressalta.

Ela observa que no caso da poliomielite, crianças que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida receberão a vacina inativada (a VIP, que é injetável) durante a campanha. As que já passaram por uma ou mais doses terão à disposição a versão oral do imunizante (a VOP, que ficou famosa com o Zé Gotinha). “E, para o sarampo, todas devem tomar uma dose da vacina tríplice viral (que também protege contra caxumba e rubéola). Isso desde que não tenham sido vacinados nos últimos 30 dias”, pontua.

O prefeito Acilon Gonçalves convida os pais a compareceram aos postos de saúde, a partir da próxima segunda, para imunizar seus filhos. Ele ressalta que a meta do Município de Eusébio é imunizar 3.538 (100%) de crianças e atingir o marco de 3.361 (95%) de cobertura nessa faixa etária, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Detalha que o Dia “D” da campanha nacional foi agendado para o dia 18, um sábado, onde todas as Unidades de Saúde estarão abertas das 8:00 as 17:00 horas.