Eusébio inicia Pré Conferências Municipais da Pessoa com Deficiência

segunda-feira | 28/08/2023
As conferências são espaços para participação ampla e democrática (Fotos: Jully Lioba/PME)

A Prefeitura Municipal de Eusébio, por intermédio do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Eusébio (COMPEDE), deu início nesta segunda-feira, 28 de agosto, com as pré conferências preparatórias para a II Conferencia Municipal da Pessoa com Deficiência, que acontecerá em 29 de setembro de 2023. O tema deste ano é o “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência” e como subtema “Construindo um Brasil mais Inclusivo”. As atividades transcorrem até o dia 05 de setembro.

As pré conferências trabalharão cinco eixos visando a reflexão local, de forma a qualificar a participação de todos na II Conferência. A primeira Pré Conferência aconteceu na tarde desta segunda-feira no auditório do NAMME/APAE e trabalhou o Eixo Temático I que discutiu as “Estrategias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência”. Após acolhida e a abertura, foi feita uma contextualização sobre o Eixo I. Em seguida aconteceu uma dinâmica para construção da proposta; a formação de grupos com mediação de um profissional do equipamento e participação de usuários e a conclusão da elaboração das propostas a serem levadas para a II Conferência Municipal.

Segundo Arismênia Lima, presidente do COMPEDE, com a proximidade da II Conferência Municipal, o Conselho resolveu fazer pré conferências em vários equipamentos públicos do município com temas voltados para conectar e somar para uma inclusão melhor. “Como somos um município inclusivo e temos várias ações na Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Esporte e no Turismo, nossa proposta é fazer essa conexão de todos departamentos e secretarias para que a gente possa ter o Brasil inclusivo e dar continuidade ao nosso trabalho aqui no município construindo políticas públicas para um melhor desempenho e potencialidades das pessoas com deficiência”, ressaltou.

Observa que as conferências são espaços para participação ampla e democrática, que têm como objetivo a discussão e a articulação de propostas, estratégias e diretrizes para as políticas públicas relativas aos direitos das pessoas com deficiência. Argumenta que a principal característica das Conferências é reunir representantes do governo e da sociedade civil para mapear os principais desafios e decidir as prioridades para tais políticas.

CER III – 31/08

EIXO TEMÁTICO II – Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada

CAPS Geral – 04/09

EIXO TEMÁTICO III – Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência