Eusébio inicia segundo semestre escolar com aulas presenciais e remotas

segunda-feira | 02/08/2021
Para manter o distanciamento, cada sala de aula só está atendendo 15 alunos por professor. Todos os protocolos de segurança estão sendo seguidos (Foto: July Lioba/PME)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação, iniciou nesta segunda-feira (02), o segundo semestre letivo da rede municipal de ensino, com 20% dos 14 mil alunos retornando às salas de aula na forma híbrida, ou seja, com aulas presenciais e remotas. Os demais 80% dos alunos, das turmas da Educação Infantil, 1º, 3º, 4º, 6º, 7º e 8º ano, permanecem nas aulas remotas.

Segundo o secretário de Educação de Eusébio, Júlio César da Costa Alexandre, as turmas do 2º, 5º e 9º ano terão as aulas presenciais nos dias de segunda, quarta e sexta-feira. Já na terça e quinta-feira permanecerão com aulas remotas. “Essa primeira semana será de adaptação, de acolhimento, de conversa com os pais, mas já com a presença dos alunos nas escolas no modelo híbrido, e na segunda semana vamos iniciar com todas as ações pedagógicas necessárias para a formação dos nossos alunos”, destaca.

Ele lembra que as aulas no Eusébio continuaram durante a pandemia, com o primeiro semestre de 2021, de fevereiro a junho, sendo realizado na forma remota. “O grande ganho desse modelo foi a proximidade dos professores com os pais, que têm um papel fundamental no sucesso dessa modalidade, entretanto, as aulas remotas não conseguem assegurar a aprendizagem exigidas. Vamos intercalar os dias. Reduzimos o número de alunos por sala, agora serão 15 alunos por professor para garantir o distanciamento. Além disso, todos os ônibus escolares estarão funcionando, levando 15 alunos por viagem”, frisa.

O secretário pontua que as escolas seguirão um protocolo rígido para evitar o contágio de coronavírus, com todos os alunos tendo que utilizar máscara e com álcool gel disponível nas unidades. No mês de setembro, ele ressalta que será avaliado todo contexto da pandemia para que as demais turmas possam retornar gradativamente as aulas presenciais. “Vamos começar gradativamente, com toda segurança possível, mas precisamos iniciar as aulas presenciais para as perdas não serem maiores”, comenta.

Contratação

Ele observa que devido à redução de alunos por sala de aula, está sendo ampliada a contratação de novos professores para atender a demanda. Frisa que os professores, coordenadores e diretores das escolas das séries que iniciarão da forma presencial terão o desempenho reconhecido pela administração no decorrer no semestre. “Peço aos pais que confiem e participem desse processo. Estamos mantendo todos os cuidados necessários para garantir o melhor desempenho dos alunos, com toda segurança”, observou.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que seguindo os procedimentos observados pelo Governo do Estado, que autorizou o retorno gradativo das aulas presenciais, o Eusébio já vinha se preparando para a retomada, inclusive realizando avaliações externas com os alunos para verificar as deficiências na aprendizagem para que essas sejam contornadas nesse segundo semestre. Ele observa que todos os protocolos serão observados nas unidades escolares para que os alunos encontrem um ambiente seguro para que ampliem seu aprendizado.

Escolas que iniciaram as aulas no modelo híbrido (Presencial e Remota):

Oscar Feitosa, Erotides Melo Lima, Neusa De Freitas Sá, Maria De Fátima Façanha, Lucimar Gomes Da Silva, Mirian Abreu, Josefa Sá, São Miguel, Adelino Bezerra, Das Guaribas, Izídio José Campina, Santa Clara, Otoni Sá, Paulo Sá, Cararu, Elisbão Pio, João De Freitas Ramos, Criança Vivendo Feliz, Mundo Encantado, Francisco Tavares De Abreu, Eduardo Alves Ramos, Do Largão, Mário Sales, Raul Tavares I, Raul Tavares II, Evandro Ayres de Moura e Moacir Ferreira.