Eusébio inicia Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com foco na Inclusão

segunda-feira | 22/08/2022
A Banda de Percussão Tia Lu deu um show na abertura da Semana (Fotos: Levy Oliveira/PME)

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Eusébio, com apoio da Prefeitura Municipal de Eusébio, abriu nesta segunda-feira (22) de forma oficial, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla no Eusébio, em evento realizado no Ginásio Poliesportivo Joaquim Gregório dos Santos. O momento foi aberto pela presidente da APAE, Jeane Sousa, que destacou o tema deste ano é, superar barreiras para garantir a inclusão.

Segundo Jeane, o tema vem ao encontro do trabalho desenvolvido pelo município, tanto através da Prefeitura e suas secretarias, como pela APAE. “Esse tema nos mostra que somos capazes, que podemos ultrapassar as barreiras, pois o município nos dá esse suporte, hoje vamos ter a primeira apresentação da Banda de Percussão Tia Lu (em homenagem póstuma a Lucimar Gomes da Silva, ex-presidente da APAE), banda essa, formada por pessoas com deficiência. Mas além disso, nossos deficientes estão inclusos em várias outras atividades, eles participam de cursos e informática de capoeira, entre outros. Isso é inclusão. Lembre-se nós somos capazes!” pontuou.

Em seguida falou a senhora Odete Correia, mãe do Pedro, criança com síndrome de down. Ela contou a história de vida do seu filho que teve muitas dificuldades de saúde, mas hoje está com quatro anos e com saúde. Segundo ela, 24% da população brasileira se declara deficiente. Disse que o preconceito contra deficientes se chama “capacitismo”, que não respeita as diferenças e acredita que os deficientes são inferiores ou que não pode se desenvolver. Segundo ela, não se deve falar da deficiência, mas como superá-la.

Em seguida, aconteceu a apresentação da banda de percussão Tia Lu, bastante aplaudida pelos presentes, mesmo com apenas dois ensaios conseguiram fazer uma bela apresentação. A Banda se apresentará novamente nos festejos do 7 de Setembro quando dos desfiles cívicos.

As comemorações da Semana Nacional das Pessoas com Deficiência continuam: Nesta terça-feira acontecerá um torneio de futsal com pessoas com deficiência. Na quarta, uma gincana corporal; na quinta, uma palestra sobre sexualidade para pessoas com deficiência com a participação dos pais e profissionais e fechando a semana, acontecerá na sexta-feira um vídeo com o tema Superando barreiras e uma Paródia com a professora Selma.