Eusébio inscreve 12 trabalhos para a fase estadual do Prêmio Peteca 2022

terça-feira | 14/06/2022
A fase municipal do Prêmio Peteca foi realizado no dia 28 de maio passado (Foto: Levy Oiveira)

O município de Eusébio inscreveu 12 trabalhos de alunos na fase estadual do Prêmio Peteca 2022.  Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA) foi idealizado e é promovido pelo Ministério Público do Trabalho do Ceará (MPT/CE), em parceria com as prefeituras. O programa busca conscientizar a sociedade para a erradicação do trabalho infantil.

Na categoria música, os finalistas são: Luiz Gustavo, aluno do quarto ano da Escola Miriam Abreu, que concorre com a música “Diga não ao trabalho infantil”; Thalia Maciel, aluna do sétimo ano da Escola das Guaribas que participa com a música “Jovem independente”; e Ana Luiza e Hallan Sales, alunos do oitavo ano da Escola Maria de Fátima Façanha Silveira que concorrem com a música “Bullying nunca mais”.

Em desenhos os representantes do Eusébio na fase estadual são: da Escola do Cararu, “Trabalhar! Essa não é a hora”, dos alunos Ana Clara Freitas da Silva e Luiz Miguel Teixeira de Sousa; da Escola Mário Sales, “Profissionalização do adolescente”, do aluno Jonas Victor Souza Godoy e da Escola São Miguel, “Nós não somos jovens demais pra isso?”, da aluna Maria Eduarda Barbosa de Sousa.

Na categoria Contos: da Escola Josefa Sá, “Trabalho infantil”, da aluna Julia Maria Lima Mariano; da Escola das Guaribas, “Adolescência de Fátima”, das alunas Maria Laura Sousa Pinto e Melissa Costa Carvalho Campelo e da Escola Francisco Tavares de Abreu, “Consequências”, da aluna Letícia Costa Mendes.

Na competição de poesias, os trabalhos classificados são: da Escola Moacir Ferreira, “Combate ao trabalho infantil”, da aluna Andresa de Freitas Saraiva; da Escola Eduardo Alves Ramos, “Profissionalização na adolescência”, dos alunos Lian Lucas do Nascimento Batista e Maria Fernanda Viana e da Escola das Guaribas , “Lembrar é combater”, das alunas Ester Araújo Duarte e Maria Débora de Souza Lima.

A fase estadual do Prêmio Peteca 2022 acontecerá no segundo semestre, em local e data ainda por ser definida. Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, o Programa promove ações voltadas para a promoção de debates nas escolas, dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente no tocante ao trabalho infantil e a profissionalização do adolescente. “Seu objetivo primordial é aumentar a conscientização da comunidade escolar para o tema, reforçar a importância de erradicação de situações de exploração e violações de direitos e o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos dentro do município em contexto com as outras políticas públicas”, pontuou.

Veja as músicas classificadas dos alunos do Eusébio para a Fase Estadual do Prêmio Peteca abaixo

“Diga não ao trabalho infantil”

“Jovem independente”

“Bullying nunca mais”