Eusébio lança a campanha Outubro Rosa e inicia mobilização contra o câncer de mama

segunda-feira | 14/10/2019

A Prefeitura de Eusébio, através do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, realizou nesta sexta-feira (11) o lançamento da campanha Outubro Rosa, com o tema “Se Toque: A Importância da Detecção Precoce do Câncer de Mama”. O evento foi aberto pelo prefeito Acilon Gonçalves e contou com a participação de secretários municipais, vereadores, servidores públicos, e membros da sociedade civil.

Em sua fala, o prefeito destacou que tão importante quanto a prevenção do câncer de mama é a prevenção do câncer ginecológico. “Em todos os nossos postos de saúde é oferecida a prevenção de câncer para todas as mulheres que queiram fazer, com uma diferença dos outros locais, que os exames saem no máximo com 30 dias. Essa campanha é para incentivar as mulheres a se cuidarem. Essa é a grande luta. Todo mês eu recebo de duas a três mulheres com pré-câncer. Só conseguiremos vencer essa batalha se as mulheres se engajarem nela”, afirmou.

O prefeito observou que neste ano foram realizadas mil mamografias pelo caminhão “Amigos do Peito” e 500 outros pelo sistema regular, “portanto estamos em dia com a prevenção do cancer. Todas os exames foram avaliados por mim e já encaminhei as que necessitaram de exames complementares. Graças a Deus não tivemos casos confirmados, apesar de termos encaminhado algumas para um mastologista e duas para o Instituto do Câncer do Ceará (ICC) para que seus casos sejam investigados. Mas graças a Deus e graças a vocês, que estão atuando na conscientização de outras mulheres, estamos vencendo essa batalha,” ressaltou.

O prefeito também convidou a todos para na próxima sexta-feira (18) para a inauguração da ala nova do Hospital Amadeu Sá, com a presença do governador Camilo Santana. Lá temos todos os cuidados para a saúde da mulher, a maternidade conta com profissionais e equipamentos para o parto normal. No dia vamos anunciar também dois novos serviços para as mulheres.

Queremos também que o Novembro Azul seja tão bom quanto o Outubro Rosa e que todos s homens acima de 50 anos possam se encaminhar aos postos de saúde para que faça o exame do PSA”, concluiu. O evento teve continuidade com a palestra da Assessora de Políticas Públicas para a Mulher, Yara Steremberg sobre o tema “Se Toque: A Importância da Detecção Precoce do Câncer de Mama”, e a apresentação de um cordel pelos membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher.