Eusébio participa da fase regional do Ceará Científico com dois projetos

quinta-feira | 21/11/2019

O município de Eusébio participou, nesta quinta-feira (21), da etapa regional do Ceará Científico 2019, com dois trabalhos que foram classificados na II Feira Científica e Cultural do Munícipio. Participaram do encontro os municípios que integram a CREDE 1 (Aquiraz, Caucaia, Eusébio, Guaiuba, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba). Nessa fase serão escolhidos os melhores trabalhos que participarão do Ceará Cientifico Estadual, em dezembro. Ao todo 136 trabalhos estão na disputa.

Segundo Valdênia de Freitas, coordenadora do Fundamental II de Eusébio, o município participa na categoria Pesquisa Júnior, voltada para alunos do 6º ao 9º ano. “Estamos com dois trabalhos – um da Escola Paulo Sá sobre compostagem que reaproveita os resíduos orgânicos que sobram da merenda e do almoço. Os alunos utilizam outros componentes e produzem a compostagem para revitalizar a horta da escola. É um ciclo de reaproveitamento, pois o alimento sai da horta para a mesa e depois volta para a horta”, disse.

Ela destaca que o outro trabalho classificado foi da Escola Eduardo Alves Ramos sobre o papel semente. Os alunos coletam o papel usado na escola e produzem papel reciclado acrescentando as sementes. Com esse papel eles produzem marcadores de texto, cartões, comunicados. “Após a reutilização, o papel é plantado em uma horta. No tempo integral tem a proposta de criação de uma oficina com papel semente no contraturno. Os dois projetos classificados de Eusébio são ligados à ciência no âmbito da sustentabilidade”, enfatizou.

De acordo com a secretária de Educação, Goretti Frota, as duas escolas Paulo Sá e Eduardo Alves Ramos estão representando muito bem o município nessa fase regional. “Esses trabalhos foram construídos durante o ano. Incentivamos a participação de cada aluno nesse processo, pois o Ceará Científico gera expectativa e motiva os alunos à pesquisa. Com isso, estamos valorizando o trabalho dos alunos junto com os professores,” pontuou. O prefeito Acilon Gonçalves, o Ceará Científico é uma grande oportunidade de interação entre os municípios, pois contribui para a troca de experiencias entre os alunos e fomenta o saber cientifico nas unidades escolares. Pontuou que a Secretaria de Educação vem trabalhando a pesquisa sistematicamente no cotidiano escolar, a fim de celebrar e socializar as produções de conhecimentos nas diversas áreas do saber. “Nossos alunos estão de parabéns. Os trabalhos foram muito bem elaborados e pesquisados e mostram que estamos no caminho certo em fomentar a busca do saber em cada um deles,” concluiu.