Eusébio participa da Feira Nacional de Artesanato e Cultura no Ceará

terça-feira | 02/04/2019

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo, está participando da Feira Nacional de Artesanato e Cultura no Ceará (FENNACE) que está sendo realizada no Centro de Eventos do Ceará, até o próximo dia 7 de abril. A delegação eusebiense está representada por 48 artesãos da cidade que estão expondo e vendendo os seus produtos na maior feira do seguimento no Estado.

O evento reúne expositores do Brasil e mais 12 países. São 130 estantes com 300 expositores que estão demonstrando e comercializando as peças feitas à mão. A Feira está recebendo expositores de Alagoas, Distrito Federal, Santa Catarina, Pará, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte, além do próprio Ceará. Também estão no grupo artesãos da Turquia, Senegal, Colômbia, Peru e França.

Segundo dados do IBGE, com o crescimento da economia criativa, o setor de artesanato chega a movimentar R$ 50 bilhões por ano e é capaz de ajudar até 10 milhões de artesãos no Brasil. “É com esse cenário que o município resolveu disponibilizar o espaço para a exposição e venda dos produtos de 48 artesãos do município, que terão a oportunidade de demostrar seus produtos para um público de aproximadamente 50 mil pessoas ao longo da feira, ao mesmo tempo que poderão participar de palestras de artesãos renomados no mercado e oficinas, cursos e workshop, todos voltados para o seguimento do artesanato”, afirma o secretário de Cultura e Turismo Léo Abreu.

O Prefeito Acilon Gonçalves observa que a Feira é uma oportunidade dos artesãos de Eusébio fecharem grandes negócios, além de participarem de capacitações para agregação de valor aos seus produtos, interação com a cadeia produtiva, divulgação de seus produtos, comercialização e, por fim, proporcionar aumento da renda e da qualidade de vida de suas familiares”, disse.

A programação também conta com apresentações culturais, valorizando o forró, o maracatu e o reisado. Além disso, os visitantes tê, acesso a oficinas gratuitas de técnicas de artesanato, como crochê, pachwork, renda tenerife e bordado.