Eusébio participa da Festa Anual das Árvores

quarta-feira | 20/03/2019

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), aliada com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), está participando da Festa Anual das Árvores. A ação está sendo realizada pela Coordenação de Educação Ambiental, e tem como tema este ano: compostagem, transformando resíduo orgânico em adubo.

“São abordados nesse evento atos simples como pequenas mudanças de hábito. Por exemplo, a separação, em casa, do lixo orgânico. que pode servir de adubo para novos plantios”, afirma a coordenadora do Departamento de Educação Ambiental da AMMA, Stela Barros.

Esse trabalho, segundo o presidente da AMMA, Celso Rodrigues, proporciona também redução da produção do lixo produzido na cidade que é destinado ao Aterro Sanitário, gerando economia para o município e tornando a cidade mais verde. Participaram do evento: alunos do IEP, da Escola de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz e os representantes do projeto COM VIDA da Educação.

As palestras foram conduzidas por: Wesley do Nascimento Sousa, engenheiro agrônomo, representando o Horto Municipal de Fortaleza e pertencente a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (URBFOR) e Ana Julia Oliveira, engenheira ambiental e sanitarista.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, quase 50% dos resíduos sólidos urbanos gerados no Brasil é de resíduo seco (plástico, metal, papel, vidro), os quais podem ser reciclados e voltar ao mercado, economizando matéria-prima e gerando renda para a população.

“Já os resíduos úmidos ou orgânicos representam a outra metade, e podem ser tratados em várias escalas, até a compostagem, que é a transformação dos resíduos orgânicos em um composto fertilizante natural, o adubo, que pode proporcionar para nossa cidade mais árvores plantadas e mais áreas verdes”, destaca.