Eusébio participa de encontro para prevenção de homicídios de adolescentes

terça-feira | 31/08/2021
No encontro virtual ficou definido que haverá uma semana de prevenção e enfrentamento a causas de violências externas, a ser realizada em novembro deste ano (Foto: PME/Divulgação).

O município do Eusébio participou, nesta segunda-feira (30), do Encontro Cada Vida Importa, evento virtual realizado pelo Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Assembleia Legislativa do Ceará, com o objetivo de sensibilizar, envolver e mobilizar prefeitos e prefeitas, gestores e gestoras, articuladores e mobilizadores do Selo Unicef de municípios do Ceará pela prevenção de homicídios de adolescentes.

O evento também aconteceu com vistas ao planejamento de ações dos municípios para a Semana Cada Vida Importa (Lei N 16.482 de 19 de dezembro de 2017), no desenvolvimento de ações preventivas que contemplem o público mais afetado e vulnerável. Os presentes foram saudados pelo presidente da AL, deputado Evandro Leitão (PDT), que afirmou essa mobilização é de suma importância para a política de segurança pública. Também falou o  deputado Renato Roseno (Psol), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da AL, destacando que a sociedade vive também uma epidemia de homicídios e que a morte começa com o abandono, que precisa ser superado com ações e políticas públicas.

Já o coordenador do escritório no Ceará do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Rui Aguiar, conclamou os prefeitos e gestores a se mobilizarem na execução das políticas públicas. O representante da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), João Ananias, por sua vez, reforçou que a prevenção de homicídios precisa de trabalho integrado de gestores em todas as esferas, assim como da sociedade. Também se pronunciou Suellen Pinheiro, da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE). A Semana Cada Vida Importa faz alusão à Chacina do Curió, ocorrida em Fortaleza, em novembro de 2015.

Participaram a primeira-dama Marta Gonçalves; a secretária de Desenvolvimento Social, Samara Cordeiro; a articuladora do Selo Unicef, Marta Mendes; a coordenadora do Departamento de Apoio ao Estudante (DAE), Maria do Carmo Bezerra; Rosa Leite, da Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção à Vida (CMVPV); Nelci Bezerra, Ouvidora da Secretaria de Saúde; Armando de Paula, Assessor de Articulação Comunitária e o mobilizador de adolescentes do DAE, Makciel Castro. No encontro ficou definido que haverá uma semana de prevenção e enfrentamento a causas de violências externas, a ser realizada em novembro deste ano. A fala em destaque é que se as mortes de adolescentes são previsíveis, elas também são preveníveis.

Com informações da Assembleia Legislativa