Eusébio participa do Masterplan Saúde, realizado pela Fiec

sexta-feira | 04/08/2017

O Eusébio participou na tarde desta quinta-feira (3), na sede da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), do evento “Masterplan Saúde – Workshop de Projetização”, ação realizada pela entidade, com o intuito de discutir formas de alavancar diversos setores produtivos do Estado do Ceará. O município foi representado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Eilson Gurgel, que integrou a Mesa Redonda sobre o Polo Tecnológico e Industrial de Saúde do Eusébio.

O Masterplan é uma ação inédita no Brasil, conforme a assessoria da Fiec, e engloba vários setores com o objetivo de propor ações com prazo final de execução até o ano de 2025. A Prefeitura de Eusébio compôs uma das cinco mesas redondas do evento. No caso, a discussão sobre o Polo Tecnológico e Industrial da Saúde (Pits), que contou com a participação de Juan Medja, médico e controlador do CityCor, do mesmo grupo do Hospital Hcor, que vai instalar no Eusébio um hospital de referência em cardiologia; Carlile Lavor e Mário Lorezan, da Fiocruz e Artur Couto, da Agencia de Desenvolvimento do Ceará (Adece).

O resultado do debate, segundo Eilson Gurgel, será compilado em uma portfólio, que servirá como guia para a elaboração de projetos, e políticas públicas a serem implementadas pelos vários setores da sociedade, visando alavancar a economia do Estado. Além do Polo de Saúde, foram realizadas mesas redondas sobre: a Indústria de Limpeza e Cosméticos; Biofármacos; Equipamentos de Saúde e Tecnologia da Informação em Saúde.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que a expectativa é que o Masterplan, realizado pela Fiec, seja uma ação colaborativa que integre todos os atores envolvidos em ações para o desenvolvimento do Polo Tecnológico e Industrial de Saúde. Observa que o início das atividades do Polo, previsto ainda para este ano, deverá alavancar a economia do município e do Estado, gerando emprego, renda e oportunidades para a população de todo o município.