Eusébio premia escolas que participaram do Peteca 2017

terça-feira | 21/11/2017

A Prefeitura Municipal de Eusébio premiou as 16 escolas que participaram do Prêmio Peteca 2017, em solenidade realizada na sexta-feira (17) no plenário da Câmara Municipal de Eusébio. Elas receberam o reconhecimento público pelo trabalho realizado no combate ao trabalho infantil através de um certificado. Já a Escola Santa Clara, classificada para a final do Prêmio Peteca Estadual 2017, recebeu uma premiação especial.

De acordo com a coordenadora do Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca) de Eusébio, Maria do Carmo Santos (Carmosa), as escolas classificadas para a etapa estadual – Eduardo Alves Ramos, Cararu, Raul Tavares II e Santa Clara receberam uma placa pelo feito.

A Escola Santa Clara, quinto lugar no Estado, na modalidade poesia, com o trabalho “Os Direitos da Criança” recebeu uma placa especial. Já os autores do trabalho, os alunos Alef Nóbrega dos Santos e Misael Ferreira de Sousa, ambos do sétimo ano, receberam um prêmio de R$ 500,00. Eles disputaram com 456 trabalhos de todo o Estado.

Presente a solenidade, a secretária de Educação Goretti Martins destacou a dedicação e interesse das unidades escolares do município, na realização de ações voltadas para o combate da Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que a finalidade do Peteca é trabalhar, a partir da educação, para conscientizar as famílias e a comunidade, sobre a importância da sociedade saber diferenciar o que é o trabalho e o que é o trabalho com exploração. “Conforme a legislação brasileira, o trabalho é permitido a partir dos 14 anos apenas na condição de aprendiz e, a partir dos 16 anos, desde que não seja em atividade insalubre, perigosa ou em trabalho noturno (a partir das 22 horas)”, pontua.