Eusébio promove Campanha contra Hanseníase, Geo-helmintíase e Tracoma

sexta-feira | 25/07/2014

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, promove a partir do dia 5 de agosto, a Campanha Nacional de Hanseníase, Geo-helmintíases (bichos-de-pé) e Tracoma (doenças nos olhos). A ação faz parte das estratégias definidas para o enfretamento destas doenças no município e será realizada com alunos da rede municipal de ensino.

Segundo o secretário de Saúde, Mário Lúcio, o objetivo desta Campanha é reduzir a carga parasitária de geohelmintos em escolares do ensino público fundamental, identificar casos suspeitos de hanseníase através do “método do espelho” e identificar e tratar casos de tracoma nos escolares. Após identificação, os casos suspeitos serão referenciados à rede básica de saúde visando à confirmação diagnóstica e tratamento. A campanha tem como público alvo estudantes na faixa etária de 5 a 14 anos, de 34 escolas municipais contemplando 8.900 alunos.

A coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Nelci Bezerra, afirma que para realização desta ação, estarão envolvidos todos os profissionais de saúde do SUS, especialmente as equipes de Saúde da Família, bem como os profissionais da rede pública de educação e a sociedade civil.

Já o prefeito Júnior, observa que as atividades da campanha incluem mobilização e orientações aos professores e escolares, antes da oferta da dose de anti-helmíntico e do preenchimento da ficha de autoimagem, método do espelho. “A estratégia no ambiente escolar reduz os custos dos tratamentos e potencializa os resultados da intervenção, pois proporciona excelente oportunidade de atingir o maior número de crianças”.