Eusébio prorroga vacinação contra a Gripe

sexta-feira | 16/05/2014

Mesmo já ultrapassando a meta preconizada pelo Ministério da Saúde de imunizar 80% do público alvo, o Eusébio decidiu prorrogar a campanha de vacinação contra a gripe, até o final desse mês. O município já atingiu 85.78% do grupo prioritário, que inclui gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), trabalhadores em saúde, idosos e crianças de seis meses a quatro anos 11 meses e 29 dias de idade, totalizando 9.389 cidadãos.

Segundo o prefeito Júnior, a meta agora é vacinar 100% dos integrantes dos grupos prioritários. Ele destaca que é importante que as pessoas procurem o posto de saúde de seu bairro, o quanto antes, para evitar transtornos de última hora. Ele observa que a vacina demora até 15 dias para fazer efeito e no período de chuvas aumentam as chances de contágio da doença. O prefeito destaca que as crianças, as gestantes e os idosos que se vacinarem logo têm mais chances de se proteger contra a doença.

A vacina contra gripe está disponível nos postos de saúde desde o dia 25 de abril, quando começou a campanha. Fazem parte ainda do grupo prioritário; povos indígenas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.

De acordo com o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio, a vacina contra gripe é segura e evita o agravamento da doença, internações e, até mesmo, óbitos por influenza. Ele observa que após a aplicação da dose, podem ocorrer dor no local da injeção e o endurecimento leve da pele, manifestações que geralmente passam em 48 horas. Diz ainda que a vacina é contraindicada a pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina, ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.