Eusébio quer replicar as boas práticas de gestão nos polos educacionais

quarta-feira | 05/10/2022
Através do intercâmbio, a equipe de uma unidade visita outra, promovendo assim a troca de experiencias (Foto: NUTE/SME)

A Prefeitura de Eusébio, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SME), está promovendo um intercâmbio entre polos educacionais. O objetivo é que as escolas realizem visitas entre si para reforçar a unidade da rede do ensino municipal quanto ao avanço na aprendizagem. Com esse objetivo, a equipe de uma unidade visita outra promovendo assim a troca de experiencias entre os gestores e professores. Já foram promovidos dois encontros. O primeiro entre as Escolas do Cararu e Josefa Sá e o segundo ocorreu entre a Escola Lucimar Gomes (antiga Autódromo) e Oscar Feitosa.

Nesse segundo intercâmbio, a escola anfitriã foi a Oscar Feitosa, localizada no Pires Façanha. Segundo a diretora da unidade Acilegna França, a equipe da Escola Lucimar Gomes teve a oportunidade de vivenciar a rotina da escola,  como funciona o recreio, as acolhidas, oficinas em tempo integral e teve a oportunidade de entrar em sala de aula e ver as professoras ministrando as aulas, a forma como é trabalhado o conteúdo, a metodologia e puderam observar também o funcionamento do tempo integral e os espaços utilizados para o desenvolvimento das atividades. “Um dos pontos destacados foi o acompanhamento individual dos alunos feitos pelos professores, o que faz uma grande diferença,” disse.

Segundo a secretária adjunta de Educação, Patrícia Castro é um momento muito rico, onde cada diretora pode trocar experiências com o objetivo de melhoria da rotina escolar entre as unidades de ensino, “uma iniciativa de muita importância, pois o propósito da Secretaria de Educação do Eusébio é elevar, trocar experiencias e práticas que têm dado certo buscando replicá-las nas demais escolas para um melhor atendimento dos nossos alunos,” disse.

Diz ser bastante salutar a busca das melhores práticas educacionais de uma unidade para poder compartilhar com as demais, pois dessa forma cria-se uma unidade de busca dos melhores resultados. “É claro que cada escola tem seu jeito e peculiaridade, mas vão poder acrescentar novas práticas que possam acrescentar aprendizagem dos alunos. Esse mesmo intercâmbio é uma excelente oportunidade de ganho para os profissionais que terão acesso a inovações, novos conhecimentos e compartilhamento. É isso que a SME está buscando com apoio do prefeito Acilon Gonçalves que é um educador”, concluiu.