Eusébio realiza a III mostra COMVIDA

terça-feira | 12/08/2014

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta terça-feira (12), a III Mostra COM VIDA (Comissão do Meio Ambiente e Qualidade de Vida) que teve como tema principal a reciclagem. O evento contou com a participação de 25 escolas da rede municipal que apresentaram os trabalhos realizados no primeiro semestre, através de música, danças, peças teatrais, leitura das atividades e exposição dos materiais produzidos.

A Mostra foi aberta pela secretária de Educação, Ivonilde Santos, que destacou a importância do evento no sentido de conscientizar e capacitar os alunos em ações de preservação do meio ambiente. A organizadora do evento, Maria do Carmo Santos, do Departamento de Apoio ao Estudante destacou que a COM VIDA atua nas mais diferentes frentes de trabalho, desde a coleta e destinação do lixo, até as ações de saúde e educação. “Esse tema, qualidade de vida, é o sétimo objetivo do milênio e o Eusébio está na frente com todas suas escolas trabalhando nesse propósito”, asseverou.

A representante da Secretaria de Educação do Estado, professora Lindalva Cruz, afirmou que desde 2008 o Eusébio mantém a parceria com a Seduc em ações do meio ambiente. “Estive aqui no lançamento do COM VIDA e após quatro anos vemos os resultados maravilhosos. O Eusébio tem 100% das suas escolas participando do projeto. Parabéns ao prefeito Júnior, a secretária Ivonilde e todos que fazem a educação neste município”, afirmou.

Além das apresentações artísticas, os estandes eram uma atração a parte. A Escola Raul Tavares I apresentou produtos feitos com materiais descartáveis, tais como garrafas pet, utensílios de vidros customizados, feitos durante três oficinas realizadas na escola. Além disso, ofereceu aluá e bolo feito com cascas de frutas para ao visitantes.

A Escola das Guaribas levou quadros e brinquedos. A Evandro Aires de Moura uma pequena mostra da horta escolar e peixes beta, utilizados no combate ao mosquito Aedes Aegypti. A Eduardo Alves apresentou os trabalhos feitos pelos alunos que transformaram materiais descartáveis em vários jogos, tais como: Labirinto, Palavra Certa, Caça Palavra, Jenga e Jogo da Velha, entre outros.

A Escola Oscar Feitosa apresentou cartazes e caixinhas, guarda treco e brinquedos como telefone sem fio, carrinhos feitos de pet, entre outros. A Otoni Sá apresentou um cartaz com o tempo de decomposição de cada material jogado na natureza. A Escola da Lagoinha, por sua vez, levou para a Mostra pratos para degustação dos visitantes, feitos de cascas de frutas, que geralmente vão para o lixo. Os próprios alunos elaboraram as receitas e produziram os alimentos.

A Escola São Raimundo trabalhou o tema “Água” realizando ações de preservação e como a criação do Rap “Xô Dengue” e ações para a saúde bucal. A Escola Francisco Tavares de Abreu trabalhou com diversos temas, como economia de água, meio ambiente, preservação das florestas e reciclagem. A Escola Mário Sales levou diversos materiais como tiaras, chapéus, jogos, bonecos e enfeites com vidro.

A Escola Santa Clara também apresentou peças feitas pelos alunos com materiais descartáveis, entre eles peças de decoração feitas com arame e barbante, pufs feitos com garrafas pet, dentre outros. A Escola Paulo Sá trabalhou com reciclagem de pneus, com uma horta escolar e fabricação de sabão com reutilização de óleo de cozinha. A Raul Tavares II levou produtos produzidos por sua Farmácia Viva, como um xarope contra tosse e outros produtos. Eroltildes Melo, roupas feitas com retalhos e tecidos e sabão feitos com óleo de cozinha, além de alimentos como torta de casca de banana.

A Escola Neusa de Freitas Sá levou uma mini fábrica de reciclagem de papel, apresentado aos presentes todo o processo. A Valdemar Pereira levou produtos da horta da escola. João de Freitas Ramos, produtos do pomar e da Farmácia Viva. A Escola do Cararu matérias feitos de pneus e plantas medicinais. Já a Josefa Sá apresentou um protótipo de uma retroescavadeira feito com madeira, seringas e restos de madeira e um foguete disparado por pressão do ar.

A Miriam Abreu levou diversos brinquedos e materiais feitos pelas mães. Os alunos da Escola São Miguel construíram uma casa de boneca toda de papelão inclusive com móveis, casas menores de boneca e uma cozinha com geladeira, armário e fogão, feitos com papelão, caixas de fósforo, caixas de ovos e outros materiais, numa bela mistura que deu brilho ao evento.

Apresentaram ainda seus produtos: a Escola Elisbão Pio que trabalhou com a reciclagem de pneus: a Izídio José Campina que levou jogos e brinquedos trabalhando com o tema “Fora Dengue”; a Escola do Autódromo que realizou uma oficina de brinquedos e outra de artes e a Adelino Sá, que levou produtos de sua horta orgânica.