Eusébio realiza a V Semana Municipal de Prevenção às Drogas

sexta-feira | 08/08/2014

A Prefeitura de Eusébio, através da Assessoria Especial de Políticas sobre Drogas e do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas, realiza de 11 a 15 deste mês, a V Semana Municipal de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. O objetivo é promover a prevenção ao uso de substâncias químicas, nos seus diversos níveis.

Segundo a assessora especial de Políticas sobre Drogas, Micheline Said, o público alvo da Semana de enfrentamento às drogas são os profissionais da área de saúde e demais profissionais da rede envolvidos na prevenção e tratamento de dependentes químicos no município de Eusébio. “Buscaremos atingir também os alunos das escolas municipais, seus familiares e a comunidade”, afirma.

A Semana será aberta na segunda-feira (11), às 9 horas, com uma solenidade na Câmara Municipal de Eusébio, com a presença do prefeito Júnior. Na oportunidade serão entregues os certificados aos alunos do curso de Olericultura Básica Orgânica realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas, de Eusébio (CAPs – AD).

Na terça-feira (12) e quarta-feira (13) acontecerão, de 8 às 14 horas, ações preventivas ao uso indevido de drogas em 19 escolas municipais de Ensino Fundamental II, em parceria com a Secretaria de Educação (direcionadas aos alunos da disciplina de “Formação Humana e Cidadania”).

Nessa atividade será realizada uma palestra e a apresentação de um vídeo para os alunos e comunidade e em seguida acontecerá uma roda de conversa e uma dinâmica de grupo, onde os participantes darão seus posicionamentos sobre os temas propostos.

Na quarta-feira, será realizado um trabalho interno com os profissionais que atendem nos Caps Geral e Caps AD, sobre os protocolos e fluxos de atendimento na Rede de Atenção Psicossocial, a partir 19 horas. A semana será concluída na sexta-feira (15) com a palestra “Usuários de Drogas na Atenção Básica”, que acontecerá no auditório da Escola Estadual de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz, às 9 horas, tendo como palestrante a psiquiatra Suzana Ramirez, que atua na Rede de Atenção Psicossocial do

município.