Eusébio realiza a VI Mostra do Vem Ler Comigo

segunda-feira | 09/12/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação realizou no sábado (7) a VI Mostra Vem Ler Comigo, com a participação de 29 escolas que apresentaram as melhores histórias contadas durante este ano de 2019. A abertura contou com as presenças do prefeito Acilon Gonçalves, da primeira-dama Marta Gonçalves, da secretária de Educação Goretti Frota; demais secretários, vereadores, diretores, coordenadores, técnicos em Educação, alunos, pais e comunidade em geral.

O caramanchão do Polo de Lazer ficou pequeno para o número de presentes ao evento. A Secretaria de Educação Goretti Frota destacou que amostra traz uma pequena parcela dos trabalhos realizados durante o ano nesse projeto que incentiva a leitura, a interpretação, a escrita e o aprendizado dos alunos. “Através da leitura, os alunos acumulam conhecimento e se preparam para a vida,” defende.

O prefeito Acilon Gonçalves enfatizou que em primeiro lugar é educador de origem e por isso mantém a vontade de educar até hoje. “Educando as pessoas você otimiza tudo na vida. Antigamente, o doutor do ABC era quem conhecia o bê-á-bá, mas hoje existe uma grande diferença, pois precisa saber ler, interpretar e escrever. Por isso mudamos um pouco a festa do ABC. Talvez o Eusébioseja primeira cidade do Brasil que mudou a festa do ABC para o segundo ano, que é a alfabetização na idade certa. Todos nossos meninos devemos saber ler e escrever. E se não souberem receberão uma suplementação nos anos posteriores. A leitura é fundamental e investimos muito nisso. Os alunos, por sua vez, retribuem fazendo essas maravilhas que estamos vendo aqui hoje”, ressaltou.

Acilon destacou ainda o trabalho realizado junto aos alunos especiais, através do Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais (NAMME),. “Não aceitamos as diferenças na nossa cidade, por isso tratamos os diferentes de forma diferente, para que se tornem iguais”, disse, anunciando a apresentação do Circo dos Sonhos, com a participação dos alunos do Núcleo.

Os alunos demonstraram desenvoltura em uma apresentação emocionante que levantou o público. A encenação contou com o ator revelação da 11ª edição do Festival da Companhia de Teatro Macunaíma (11º FECTEM), Jeferson Abreu, que faz o personagem principal, que é um rapaz com Síndrome de Down que tem muitos sonhos e por ter deficiência intelectual, muitos duvidam dele.

E diante do cansaço e fadiga ele dorme e num sono profundo e se vê dentro de um circo, onde tudo pode ser real, onde sua Deficiência não gera incapacidade, onde tudo que ele sonha pode tornar-se realidade.Ao acordar do sonho, ele percebe que não está sozinho e que junto com os demais pode lutar contra qualquer discriminação ou preconceito. O espetáculo musical é cheio de encanto e muita magia, que nos faz refletir sobre todas as deficiências.

Segundo a diretora do NAMME, Elieuda do Vale, a encenação foi pensada na Semana com Pessoa com Deficiência, quando foi montado um musical só com uma música. “Como eles se envolveram bastante, decidimos ampliar para um musical, com a colaboração da professora Juliana e da primeira-dama que deu o suporte para os figurinos”, disse.

O musical conta com a participação de 34 pessoas com deficiência, divididos entre bailarinos e palhaços e tem duração de 17 minutos. A direção geral é da professora de teatro Juliana Lopes. Produção de Elieuda do Vale, Jeane Teixeira, Mirelle Castro, Ana Michelle, Zito Souza, Frank Terto, Erivanda Oliveira, Clauébia Maria, Daniel Oliveira e Sheiliane Souza. E apoio da primeira-dama Marta Gonçalves. Também contou com orientação de Tarcísio da Cultura.

Durante as apresentações, os alunos da Escola Evandro Aires de Moura, do Santo Antônio apresentaram um cordel sobre o Vem Ler Comigo e o Iteva fez um momento de contação de histórias. No final aconteceu a premiação das 11 melhores redações do concurso do Vem Ler Comigo.

Nos estandes montados, os alunos apresentaram as seguintes histórias:s seguintes: Escola das Guaribas (A Casa das 8 Tias); Adelino Bezerra(Tibufo e Torquato os heróis lá do Mato); Francisco Tavares de Abreu (Grilo e Paqueras); Paulo Sá (Amigo ambiental uma questão legal); Mundo Encantado das Crianças (Fábulas de Ésopo); Miriam Abreu (Giramundo Serafim); São Miguel (Vermelha de Raiva); Autódromo (O sapo raspou o prato); Elisbão Pio (Roxa de inveja); Otoni Sá (Antônio da cachorrinha e desencantado  das princesas; Mário Sales (Um vestido pra Tutti); Neusa de Freitas Sá (Contos Colegiais); Liepe (Como tudo começou); Raul Tavares Cavalcante I (A História que eu contar); Moacir Ferreira (OPapagaio Valente); CEI Maria Tavares de Souza (O gato bom no xadrez); Lagoinha (O gato e o rabo da raposa); Evandro Aires de Moura (Lobisomem também é gente); Criança Vivendo Feliz  (O mundo azul); Izídio José Campina (Bonifácio); Erotides Melo Lima (Os horários malucos de Laurinha); Josefa Sá (O menino pé de que?) Oscar Bezerra (A cuca de Batom que dançava vale); Escola do Cararu (Amarela de dúvida); Largão (O mundo da lua).