Eusébio realiza a VIII Mostra COMVIDA com participação de 25 escolas da rede municipal

segunda-feira | 21/10/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação, realizou neste sábado (19) a VIII Mostra COMVIDA (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida) no Polo de Lazer Francisco Ivens de Sá Dias Branco. As Escolas da rede municipal apresentaram os trabalhos realizados durante o ano, voltados para temas ambientais. Uma comissão julgadora escolheu os melhores trabalhos que serão divulgados nesta terça-feira.

Presente ao evento, o prefeito Acilon Gonçalves disse que a Educação é a maior célula intersetorial que existe no mundo. “No Eusébio, por exemplo, trabalhamos todos os segmentos na Educação, entre eles, o meio ambiente. Os alunos trabalharam temas como a preservação dos mananciais, da fauna e da flora, a saúde preventiva, o combate ao Aedes aegypti e a coleta seletiva. Tudo aquilo que tem a ver com o meio ambiente foi trabalhado com grande resultado”, pontuou.

Segundo Acilon, a COMVIDA é uma ferramenta essencial dentro das escolas para que o tema meio ambiente seja disseminado na comunidade escolar e no entorno. “Os alunos passam a ter uma consciência maior com relação ao seu papel como agente transformador da sociedade e do meio ambiente em que vive”, ressaltou.

Um total de 25 escolas compareceu à Mostra. A Escola Raul Tavares Cavalcante 2, trouxe como tema “O desenvolvimento e prática sustentável dos recursos da natureza”, apresentando o processo de compostagem. A Escola Josefa Sá, abordou o “Reúso da Água”; A Escola da Lagoinha, por sua vez, apresentou o tema “Reciclagem”. As alunas Sabrina Araújo e Vitória Resende, do 9º ano, apresentaram a empresa Green Tree, que produz matérias com recursos naturais, como repelentes, pulseira de relógio e óculos com armação de madeira

A Escola Paulo Sá apresentou o tema “Reciclagem”; A Escola do Cararu, apresentou trabalhos nas áreas de “Reciclagem e Coleta Seletiva”. A principal atração do estande foi um robô movido a impulso hidráulico, além disso os alunos deram informações sobre o mosquito transmissor da dengue (Aedes aegyti) e sobre a vegetação e impactos das queimadas.

A Escola Erotides Melo Lima apresentou os temas: desperdício de alimentos; combate dengue; extinção de animais; reciclagem; coleta seletiva; degradação da água, solo e ar. A Escola do Autódromo, abordou os temas “Reciclagem e Para Onde o Lixo Vai”, com maquetes feitas de palito de picolé.

Participaram também da Mostra as Escolas Raul Tavares Cavalcante 1; Criança Vivendo Feliz; Santa Clara, que apresentou o tema “Energia Renovável”, com maquetes de uma casa com painel solar e outra com bateria; Escola das Guaribas; Adelino Bezerra, que apresentou maquetes e brinquedos com materiais recicláveis; Evandro Ayres de Moura, com o tema “Biogás”; Izídio José Campina, que apresentou produtos da horta existente na escola, e trouxe o tema alimentação saudável.

A Escola Oscar Feitosa trouxe os temas: “Alimentação Saudável”, “Reciclagem”, “prevenção da dengue”; a Escola Moacir Ferreira, trouxe maquetes com materiais recicláveis; A Escola São Miguel abordou o tema meio ambiente, a partir da problemática das “Queimadas”; A Escola Neusa Freitas de Sá tratou dos temas: compostagem e reciclagem; economia de água; extinção de animais e desperdício de alimentos

A Escola Francisco Tavares de Abreu apresentou o ciclo de desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti. A Escola Miriam Abreu trabalhou a reciclagem, com produção de brinquedos; A Escola Otoni Sá apresentou as atividades realizadas durante o ano, como: blitz educativa; visita Instituto de Permacultura do Ceará; palestras sobre Coleta Seletiva e compostagem; gincana sobre nutrição; preservação do meio ambiente; compostagem industrial e orgânica

A Escola Elisbão Pio tratou da vegetação e impactos das queimadas, prática utilizada desde o período colonial e o o uso do adubo; Escola João de Freitas Ramos apresentou o tema “A Organização dos Cupins e formas de controle”.

Além das escolas, a AMMA montou um estande com a apresentação dos seus projetos e realizou a coleta seletiva ao final do evento. Além disso levou uma artesã, a integrante da AARTE Tânia Holanda que produziu artesanato durante o evento. O NAMME também levou artesanatos elaborados por seus alunos.