Eusébio realiza dia D de prevenção do câncer de próstata da campanha Novembro Azul

quinta-feira | 21/11/2019

A Prefeitura de Eusébio através da Secretaria de Saúde realiza, nesta sexta-feira (21), o Dia “D” de atendimento urológico dentro da campanha Novembro Azul. O atendimento será realizado na Policlínica Dr.  Acilon Gonçalves, quando serão ofertadas 80 vagas para atender a demanda da fila de espera. Segundo a diretora da Policlínica, Lidiane Lobo, geralmente nas sextas-feiras são atendidos 25 homens pelo urologista, mas em prol da campanha de incentivo à prevenção do câncer de próstata, serão ofertados mais atendimentos.

Ela pontua que serão realizados o exame de toque e feita a solicitação de exame de PSA. O público alvo são homens com idade de 50 anos acima, mas quem tiver na família casos de jovens com esse tipo de tumor, deve começar mais cedo, aos 45 anos. Já os afrodescendentes também devem fazer o exame a partir dos 45 anos, porque têm mais tendência a desenvolver o câncer de próstata.

O Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, apenas atrás do câncer de pele não melanoma. Estima-se 68.220 mil novos casos da doença tenham ocorrido no país, em 2018. O risco estimado é de cerca de 66,12 novos casos para cada 100 mil homens.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, a doença pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial. Ele observa que em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.

“Quando o homem perceber sinais e sintomas sugestivos da doença, como: dificuldade de urinar; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite; e sangue na urina, deve procurar um médico. A detecção do câncer de próstata pode ser realizada com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos (diagnóstico precoce)”, pontua. O secretário de Saúde, Mário Lúcio afirma que o exame de PSA é solicitado anualmente para acompanhar as alterações específicas da próstata. O resultado, quando alterado, pode indicar situações como inflamações, infecções, hiperplasia (crescimento benigno) e também o surgimento do câncer de próstata. “O toque retal e a dosagem do PSA servem para indicar a necessidade da biópsia da próstata, que é a retirada e análise de fragmentos da glândula e única forma de confirmar uma suspeita de câncer. Adotar hábitos saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer. Por isso é bom manter uma alimentação saudável e equilibrada; não fumar; tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol; manter um peso saudável e praticar regularmente atividades físicas”, conclui.