Eusébio realiza eleição dos grêmios estudantis

sexta-feira | 06/04/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação, realizou nesta quinta-feira, as eleições dos Grêmios Estudantis com a participação de 16 escolas do município, por meio de urnas eletrônicas. O processo eleitoral foi organizado pelos técnicos do Departamento de Apoio ao Estudante (DAE), por intermédio dos professores Antonio Fábio Bezerra Roque, Aldemir de Brito Garcia e José Demontier Vasconcelos, sob coordenação da professora Maria do Carmo Santos (Carmosa).

A eleição teve início às 8:00h e foi encerrada às 15:00h. Conforme o professor Fábio Bezerra, tudo ocorreu conforme o planejado, de forma ordeira e com tranquilidade. A equipe esteve visitando as escolas envolvidas no processo dando o suporte necessário as coordenações de cada unidade.

A secretária de Educação, Goretti Frota, afirma que a equipe do DAE contou nas escolas com o apoio dos alunos, que atuaram como mesários, dos professores responsáveis pelos grêmios e dos gestores escolares. “Foi um processo bonito de ver, com os jovens participando de forma cidadã desse processo que contribui para o protagonismo juvenil e formação do censo crítico dos alunos”, detalha.

Na Escola Neusa de Freitas Sá, duas chapas concorreram: a Chapa 1 (Força Jovem) e a Chapa 2 (Juntos somos mais). Segundo a coordenadora da Escola, professora Elenice Alves, todo processo eleitoral teve a frente os professores Helder Façanha e Mauri Barcelos, com supervisão da diretora Celiane Alencar. “Nesse processo mostramos a importância do grêmio na formação critica dos alunos e do processo eleitoral, que é um exercício de formação cidadã. Orientamos aos alunos que avaliassem as propostas dos candidatos, decidissem pela melhor e após a eleição passassem a cobrar o cumprimento das mesmas”, asseverou.

O processo teve início no dia 19 de fevereiro a 10 de março, com a divulgação da eleição em sala de aula e a formação das chapas. De 10 de março a 4 de abril, aconteceu a campanha eleitoral. “A realização da eleição com urna eletrônica foi um chamariz a mais para os alunos que também aprendem a utilizar o equipamento”, observa Elenice.

A utilização das urnas é fruto de uma parceria com a Justiça Eleitoral do Estado. Cada escola cadastra os alunos que recebem um número (SIGE), que funciona como um título eleitoral. As chapas também são cadastradas nas urnas, com as fotos dos candidatos. No processo também dois alunos foram capacitados para atuarem como mesários.

O prefeito Acilon Gonçalves, destaca que o processo de eleição dos grêmios estudantis nas escolas do Ensino Fundamental II, em Eusébio, faz parte do Programa Eleitor do Futuro realizado pela Justiça Eleitoral do Ceará, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A ação foi iniciada em 2003, mas somente em 2007 foi transformada em programa pela Resolução TRE-CE n.º 316, passando a denominar-se Programa Eleitor do Futuro.

“O Programa tem o objetivo de promover ações voltadas para o processo de educação política dos jovens, tendo como foco o esclarecimento acerca da importância, finalidade e consequências do voto livre e consciente para o fortalecimento das instituições democráticas em nosso País, oportunizando a formação de cidadãos críticos e responsáveis pela construção de sua história”, avalia.