Eusébio realiza este ano mais testes de covid-19 que em todo ano de 2021

quarta-feira | 23/02/2022
Os casos confirmados de covid-19 em 2022 somam 2.893 (40% dos testes). Foto ilustrativa.

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Saúde de Eusébio (SMS), já realizou este ano 7.445 testes para Covid-19 até esta terça-feira (22). Isso representa mais que 1/3 de todos os testes realizados durante todo o ano de 2021 e praticamente o dobro dos testes de todo o ano 2020. Neste período, os casos confirmados de covid-19 em 2022 somam 2.893 (40% dos testes). Esse total é mais da metade da soma de casos registrados em todo o ano 2020 e mais da metade da soma dos casos confirmados em 2021 – isso em apenas 52 dias de 2022.

De acordo com Josete Malheiro, Secretário de Saúde de Eusébio há uma preocupação em relação ao período do carnaval, mesmo não sendo autorizadas festas públicas. “Apesar do quadro de estabilização, preocupa a chegada do período do Carnaval – mesmo com as festas carnavalescas suspensas, há um temor que ocorram eventos privados com aglomerações e relaxamento do uso de máscaras, colocando em risco o recrudescimento da transmissão de novos casos de covid-19 logo após o carnaval”, disse.

O município de Eusébio tem uma parceria muito importante com a Fiocruz/CE para a coleta descentralizada nos postos de saúde para realizar os testes em pessoas sintomáticas a partir do terceiro dia. “Em 2022 houve até aqui a confirmação de um óbito por covid-19 e outros três casos com evolução fatal seguem em investigação no SVO”, destaca Josete Malheiro, Secretário de Saúde de Eusébio.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, devido a boa cobertura vacinal no município, o número de internações por complicações de covid-19 tem reduzido significamente. “Nesta terceira onda com a variante ômicron a vacinação tem se caracterizado como um fator decisivo para a redução de internações, complicações e óbitos por covid-19 no Eusébio, por isso defendemos que os cidadãos busquem os locais de vacinação para serem imunizados e assim garantir um passo a mais para vencermos essa guerra”, enfatizou.