Eusébio realiza a formatura de 238 alunos no Proerd

sexta-feira | 07/12/2018

A Prefeitura de Eusébio, por intermédio da Secretaria de Educação, realiza no próximo dia 11 de dezembro, a cerimônia de formatura de 238 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O programa é realizado em parceria com a Policia Militar do Ceará. O evento será realizado das 8 às 11 horas no auditório da Fiocruz, no bairro Precabura.

O Proerd consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, tendo como missão ensinar aos estudantes boas estratégias de tomada de decisão para ajudá-los a desenvolver habilidades que os permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável.

A secretária de Educação de Eusébio, Goretti Martins, destaca que o Proerd tem sido um parceiro na proposta de construir um mundo no qual os jovens de todos os lugares estejam capacitados para respeitar os outros e para escolherem conduzir suas vidas livre do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos.

O Proerd foi criado inicialmente na cidade de Los Angeles, Califórnia (EUA), em 1983 com o nome de Dare (Drug Abuse Resistance Education) ou Dare América, através de uma parceria entre o Distrito Escolar Unificado e o Departamento de Polícia daquela cidade, para ser implantado em escolas. Como a criminalidade era intensa, a comunidade se reuniu e criou diversos programas de combate a violência, mas que tinha como foco a punição, como percebeu que não bastava para resolver o problema, criou então o Dare que tem como meta principal a prevenção, iniciando com as crianças.

No Brasil, o programa iniciou-se pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) em 1992 e no Ceará chegou em 2001. No Eusébio o programa vem sendo desenvolvido desde 2008. Os instrutores tomam lugar dos professores e ministram aulas e vivências para a conscientização sobre os perigos que a drogas e a violência podem causar a todos.

O projeto objetiva ainda: desenvolver nos jovens estudantes habilidades que lhes permitam evitar influências negativas em questões afetas às drogas e violência, promovendo os fatores de proteção; estabelecer relações positivas entre alunos e policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar; permitir aos estudantes enxergarem os policiais militares como servidores, transcendendo a atividade de policiamento tradicional e estabelecendo um relacionamento fundamentado na confiança e humanização, entre outras.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que o sucesso do projeto é um reflexo do trabalho realizado no município para transformar a vida das pessoas e das famílias. “Todos nossos projetos sociais objetivam a melhoria de vida e a formação de cidadãos e cidadãs de bem. Tanto na Educação, como na Cultura e no Esporte ofertamos diversas oportunidades para que os jovens trilhem o caminho da cidadania, O Proerd vem nos auxiliar a vacinar nossas crianças e jovens contra o mal que as drogas causam a nossa sociedade”, afirmou.