Eusébio realiza Fórum I do Plano Diretor Participativo no próximo dia 20

sexta-feira | 16/03/2018

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA) realiza, na próxima terça-feira (20), o Fórum I – Apresentação do Plano de Trabalho e Roteiro Metodológico do Plano Diretor Participativo (PDP) do município. O evento acontecerá na Sede da Câmara Municipal de Eusébio, ocasião em que serão apresentados o Plano de Trabalho e o Roteiro Metodológico do Plano. Durante a atividade serão discutidas, ainda, as formas de mobilização da participação popular e a instalação do Comitê Municipal do PDP.

Segundo o presidente da AMMA, Celso Rodrigues, o evento se constitui no primeiro passo para produzir as ideias destinadas a promover o desenvolvimento econômico, social, físico territorial e institucional de Eusébio. “Esse encontro, portanto, marcará o início do processo de elaboração do Plano, que pretende posicionar Eusébio, no cenário estadual, como um município de grandes potencialidades econômicas, naturais, sociais e culturais”, revelou.

Ele destaca que o Fórum I tem como principais objetivos: apresentar as estratégias, as metodologias e o cronograma de elaboração do Plano às lideranças municipais, aos agentes públicos, à imprensa e à sociedade civil organizada; promover a difusão do conteúdo do Plano através dos meios de comunicação junto à comunidade; Discutir com a comunidade os mecanismos de participação popular propostos pela empresa Urbi Consultores S/S Ltda.

Pontua ainda como metas; estruturar o Comitê Municipal do Plano Diretor, que deverá ser integrado por lideranças comunitárias e empresariais, representantes de órgãos públicos municipais, estaduais e federais e representantes de organizações não-governamentais, propiciando sua capacitação através da mobilização comunitária e de processos participativos. A programação prevê o início do Fórum para as 08:30h, com a recepção e credenciamento; às 09:00h abertura do Fórum I; às 09:15h, será a apresentação da metodologia de elaboração do Plano Diretor de Eusébio. A programação segue às 10:15h coma Instalação do Comitê Municipal do PDP., finalizando o encontro.

O prefeito Acilon Gonçalves convida os cidadãos a participarem do processo de elaboração do Plano Diretor Participativo de Eusébio, que segundo ele é o documento que define como será planejado e organizado o município através da identificação de suas potencialidades, do estudo dos seus problemas e das proposições com soluções criativas para todas as comunidades. “Por isso a importância da participação da sociedade eusebiense, dando sua contribuição, suas ideias e expondo o que pensa para as futuras decisões governamentais”, argumentou. O convite é extensivo a todas instituições, órgãos governamentais e não-governamentais atuantes no Município de Eusébio.