Eusébio realiza I Formação para aplicação do Programa de Redução da Vulnerabilidade

sexta-feira | 07/10/2022

A Prefeitura de Eusébio, através da Assessoria Especial de Políticas Sobre Drogas, realiza na próxima segunda-feira (10), a I Formação para Aplicação do Programa de Redução da Vulnerabilidade (PRV) de Eusébio. O evento vai acontecer no auditório da Fiocruz/Ceará a partir das 7h30 da manhã. A formação é uma das etapas mais importantes desse processo, pois será fundamental para a realização do levantamento situacional da população, a partir da aplicação do questionário por meio de um aplicativo.

A assessora Especial de Políticas sobre Drogas, Micheline Said, que está à frente do Programa de Redução da Vulnerabilidade (PRV), destaca que a proposta é intersetorial e que 150 pessoas estarão envolvidas no levantamento que será feito por meio de aplicativo. “Iremos apresentar durante o evento da próxima segunda, o detalhamento do aplicativo que irá realizar o levantamento situacional através de questionário. Iremos fazer esse levantamento em todas as residências do município, até mesmo em condomínios. As pessoas responsáveis que irão fazer esses questionários serão os agentes comunitários, os agentes de endemias e os alunos da Escola de Promoção da Vida. Serão ao todo, 150 pessoas envolvidas nesse levantamento”, disse.

A estimativa é de que entre cinco e seis meses, o levantamento seja concluído para a divulgação do relatório situacional.  Feito o levantamento, acontecerá a implementação de ações intersetoriais que serão propostas para responder as vulnerabilidades de forma mais eficaz, que em resumo são as políticas públicas baseadas em evidencias.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca a importância desse levantamento que será fundamental para o planejamento e execução de políticas públicas voltadas para a redução das vulnerabilidades. “Temos uma oportunidade de mostrar para todos os municípios do Ceará como podemos ter políticas resolutivas que realmente atuem para modificar as coisas que precisam ser modificadas para melhor”, frisou o prefeito.