Eusébio realiza I Fórum Comunitário do Selo Unicef 2018

sexta-feira | 24/08/2018

A Prefeitura de Eusébio, através do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou nesta quinta-feira (23) o I Fórum Comunitário do Selo Unicef 2018. O evento faz parte do processo de avaliação de gestão de políticas publicas para a infância e Adolescência do município, e visa a conquista do Selo Unicef Município Aprovado edição 2017-2020. O Eusébio busca seu sexto selo. O evento aconteceu no auditório da Escola Neusa de Freitas Sá, e contou com a participação de representantes do governo municipal e da sociedade civil organizada.

Segundo a presidente do CMDCA, Larissa Barros, durante o evento foram elaborados dois importantes instrumentos de garantia dos direitos da infância e da adolescência: um diagnóstico da situação dos dois segmentos, feito a partir do levantamento e análise de indicadores sociais e do mapeamento dos serviços de atendimento à população de até 17 anos; e um Plano Municipal de Ação, com detalhamento do que precisa ser feito para melhorar a qualidade de vida das nossas meninas e meninos.

A programação foi aberta por alunos de música da ONG Estação da Luz, seguidos do coral Infantil da Escola Josefa Sá, que entoaram o Hino Nacional Brasileiro e o Hino do Município de Eusébio. A presidente do CMDCA, Larissa Barros abriu oficialmente o encontro, dando a palavra, em seguida, ao secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio, no ato representando o prefeito municipal, Acilon Gonçalves. Mário Lúcio destacou a necessidade do empenho de todos para a garantia do hexacampeonato do Selo Unicef, que segundo ele, abre as portas para que as políticas públicas do município sejam reconhecidas e recebam mais recursos para suas execuções.

A articuladora municipal do Selo Unicef, Marta Mendes, apresentou o Selo, suas vantagens e as responsabilidade inerentes que cada município comtemplado tem nas garantias das políticas públicas para as crianças e adolescentes. A comenda é disputada por mais de 1.600 municípios das regiões Norte e Nordeste neste ano. Em seguida, as professoras Sandra Façanha e Jessica Soares apresentaram o diagnóstico das políticas públicas do município. Com base nesse estudo, os presentes foram divididos em grupos que elaboraram propostas para a elaboração do Plano de Ação até 2020.

Marta Mendes destaca que o plano será elaborado pela Comissão Intersetorial pelos Direitos da Criança e do Adolescente e após aprovado será enviado ao UNICEF, com a lista de participantes do I Fórum, confirmando a realização da ação pelo município. “No próximo ano teremos uma reunião intermediária para avaliar o que está sendo feito dentro do plano de ação e em 2020, teremos nossa prestação de contas”, asseverou.

O prefeito Acilon Gonçalves pontua que a gestão municipal deverá promover intensa mobilização, participação e engajamento social visando a manutenção do Selo no município. Ela ainda explana que o certificado é um reconhecimento internacional, conquistado pelo resultado dos seus esforços, do município na melhoria da qualidade de vida de Crianças e Adolescentes. “O principal objetivo é fortalecer e mobilizar a todos, no esforço de reduzir as desigualdades sociais e garantir dos direitos da infância e adolescência. O Selo Unicef é uma proposta que mobiliza pessoas para melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes, onde somos provocados a observar, acompanhar e transformar a realidade em que vivem nossos meninos e meninas”, concluiu.