Eusébio realiza III Encontro do Projeto Famílias Fortes

quarta-feira | 10/11/2021
Adolescentes de 12 a 14 anos participaram do encontro que tem como objetivo fortalecer os vínculos familiares (Foto: Levy Oliveira/PME)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), realizou nos CRAS-Sede e CRAS-Mangabeira, o III Encontro do Projeto Famílias Fortes com os adolescentes e suas famílias e os técnicos de referência dos CRAS. O objetivo é fortalecer os vínculos familiares, prevenir situações de risco, de violência, de uso de droga e trabalhar as quebras de vínculos. No CRAS-Sede os núcleos familiares foram divididos em dois grupos, um com os responsáveis e outro com os adolescentes de 12 a 14 anos, que discutiram o tema do dia e no final se reuniram para avaliar as conclusões.

Segundo a assistente social Evânia Barros, que trabalhou com os pais e responsáveis no CRAS Sede, foram apresentados vídeos com um mesmo tema e depois foi realizada uma discussão. Esse trabalho é tanto feito com os pais como com os adolescentes e no final reunimos os dois grupos para fazermos a plenária final”, disse. Nesta quarta-feira (10), o tema do encontro foi “incentivar as boas atitudes”. Esse é o terceiro encontro de sete no total. No primeiro, realizado no dia 27 de outubro, o tema foi “amor e limites” e no segundo, dia 3 de novembro, “as regras da nossa casa”. O trabalho tem parceria com a UFC e é acompanhado por um pesquisador. Ela destaca que já nesse terceiro encontro percebe-se modificações e respostas de como os pais têm modificado a forma de lidarem com os jovens.

Já a psicóloga Camila Rocha, que atua CRAS-Sede, ficou responsável pelo trabalho com os adolescentes. Ela ressalta que o programa vem contribuir com o trabalho social com as famílias, trabalhando simultaneamente com os responsáveis e com os jovens, visando aprofundar os vínculos. Pontua que esse é o momento para eles conhecerem suas emoções e sentimentos e identificarem essas relações familiares e como elas podem ser construtivas e favoráveis para o seu desenvolvimento. “Ao mesmo tempo esse programa vai trabalhar prevenção do uso de drogas e substâncias que possam ter causado dependência ou situações que possam ocorrer mais a frente com esses jovens”, avalia.

Camila Rocha observa que esse é um trabalho continuado e que nesta quarta-feira foi trabalhado o tema de “como trabalhar com o estresse”. Ela argumenta que os adolescentes identificaram como essas emoções modificam os comportamentos e como os afetam. Depois desse primeiro momento entre eles, os jovens foram reunidos com seus pais ou responsáveis para discutir o tema, como isso pode ser tratado em família e como lidar de maneira mais saudável com o estresse e com os sentimentos. Já os pais avaliaram como lidar com essa fase da vida. “Esperamos, no final desse trabalho, perceber esses jovens com uma relação mais próxima, tanto entre eles, para que se sintam mais à vontade de conversar sobre seus sentimentos, para olhar pra si, ter plano de futuro e que agente possa também trazer ambientes familiares saudáveis, onde a conversa, o dialogo possa ser trabalhado dentro das famílias” arrematou.

Vejam a programação da Semana Toda Vida Importa

QUINTA-FEIRA (11/11)

08 Horas – Acolhida na Secretaria de Educação;

Lançamento do NUCA Jabuti Presencial;

10 Horas – Lançamento da Cartilha Criança Dendicasa – Cuidando da Saúde Mental dos Pequenos na Pandemia e Pós Pandemia no Caps Geral;

Postagens nas redes sociais da CMVPV (cards, vídeos);

15 Horas – Live NUCA e CMVPV no Instagram da Prefeitura de Eusébio;

Roda de conversa com Psicóloga e Adolescentes nas Escolas.

SEXTA-FEIRA (12/11)

08 Horas – Caminhada Cada Vida Importa, saída da Praça 23 de junho em direção ao Pólo de Lazer;

08 Horas – Acolhida na Secretaria de Educação;

17 Horas – NucaCast – Podcast Especial Cada Vida Importa, com a Psicóloga Rayanne Bastos.