Eusébio realiza mobilização para ampliação da cobertura de vacinação no município

quarta-feira | 17/06/2020

A Prefeitura de Eusébio, através das SecretariasMunicipal de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Conselho Tutelar e Comunicação, inicia uma campanha de mobilização da sociedade para a ampliação da cobertura de vacinação no município. Todos os postos de Saúde de Eusébio estão funcionando de segunda a sexta-feira, de 8 às 16 horas, e contam com as vacinas necessárias para imunização.

Os postos destinaram locais reservados dos demais atendimentos somente para aplicação das vacinas, para garantir a segurança das pessoas que procuram os locais para atualizar suas imunizações.Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lucio Ramalho Martildes, mesmo nesse período onde o isolamento social é recomendável para evitar o alastramento da Covid-19, os pais não podem deixar para depois a manutenção da saúde de seus filhos contra outras doenças, como sarampo, hepatite, paralisia infantil, tétano, coqueluche, entre outras. “Os pais devem ficar atentos para manter a caderneta de seus filhos em dia e preservar a saúde dos mesmos”, pontuou o secretário.

Para ampliar a campanha e a cobertura de vacinação da população, a Prefeitura de Eusébio formalizou um Comitê Municipal Intersetorial para Intensificação da Cobertura de Vacinação, com integrantes da Secretaria de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria de Educação e Coordenadoria de Comunicação. O Comitê vai planejar e realizar estratégias de ampliação da cobertura de imunizações no município.

Fake News

A coordenadora de Imunizações de Eusébio, Rita de Cássia Alexandrino, destaca que um dos fatores que prejudica a vacinação são as notícias falsas (Fakes News), sobre a eficácia das vacinas. Ela destaca que está comprovada que as crianças vacinadas ficam protegidas de serem acometidas de diversas doenças. Ela aconselha aos pais que tiverem dúvida sobre as vacinas que entrem em contato com os Postos de Saúde de suas regiões e conversem com os profissionais de saúde que eles irão tirar todas as dúvidas.

Já a coordenadora de Atenção Básica, NelciBezerra, destaca que outro fator a considerar é o temor das famílias de levarem seus filhos para serem vacinados nos postos, devido o contágio da Covid-19. Ela destaca que os postos estão com locais somente para vacinação, separados dos demais atendimentos, para garantir a segurança das mães e crianças. E recomenda que ao se dirigirem aos postos, as mães devem tomar os cuidados devidos, que é o uso de máscaras, realizar a higienização das mãos com frequência e manter o distanciamento de 2 metros das demais pessoas.