Eusébio realiza o III Simpósio de Educação Física Escolar

quinta-feira | 03/12/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduce), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), realiza no próximo dia 09 de dezembro o III Simpósio de Educação Física Escolar do Eusébio (SIMEFEE). O evento online é realizado por meio do Projeto de Extensão Formação e Qualificação Docente: Saberes em Ação para o Ensino da Educação Física na Escola, da UFC.

Segundo o coordenador de Educação Física da Seduce, André Lima Verde, o evento tem como objetivo compartilhar as experiências vividas pelos professores, estudantes-bolsistas e formadores nas atividades do Projeto de Extensão dentro do contexto de pandemia mundial causada pela Covid-19 neste ano de 2020. A transmissão será pelo canal no Youtube do Departamento de Educação Física de Eusébio (DEFE).

“Temos ainda a intenção de promover diálogos sobre temas pertinentes e relevantes da pratica pedagógica relativa ao ensino da disciplina de Educação Física na escola. O evento contará com a socialização de relatos de experiências e pesquisas relacionadas a prática pedagógica da Educação Física Escolar da Rede Municipal de Eusébio, a partir da perspectiva dos professores e de bolsistas participante do Projeto”, argumentou.

A secretária de Educação de Eusébio, Goretti Frota, pontua que o Simpósio fecha com chave de ouro um ciclo, que poderia muito bem ter sido perdido, devido a não realização de aulas presenciais, principalmente na disciplina de Educação Física, mas ela destaca o empenho e a criatividade dos professores em manterem as atividades, mesmo online, possibilitando que os alunos realizassem de casa mesmo as atividades, mantendo a ligação e a motivação em busca da melhor qualidade de vida. “Esse encontro, onde os profissionais poderão compartilhar suas experiências de ensino e de metodologias utilizadas nas aulas remotas no Projeto de Extensão, trará mais subsídios e estimulará e potencializará a melhoria das práticas pedagógicas”, avalia a secretária.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que a formação continuada representa um passo importante para pensar a qualificação docente e, por extensão, de sua prática pedagógica, na perspectiva da melhoria da qualidade do ensino. “Neste ano de 2020, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação do Município, em parceria com a Universidade Federal do Ceará, mesmo diante das incertezas causadas pela pandemia decidiu manter o programa de Formação Permanente em formato remoto. Este programa de formação pautou-se numa perspectiva progressista, critica e colaborativa, pois entendemos que a vivência nesse processo de formação é primordial para a prática pedagógica”, comentou.