Eusébio realiza o projeto Escola Aberta

terça-feira | 11/02/2014

Com o objetivo de promover a integração Escola x Comunidade, a Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Educação, está realizando o programa “Escola Aberta”. As atividades acontecem todos os sábados pela manhã nas escolas da Rede Pública Municipal.

Segundo a secretária de Educação, Ivonilde Silva dos Santos, o projeto realiza ações de educação não-formal, no âmbito do lazer, das artes, da cultura, do esporte, do ensino complementar, da formação inicial para o trabalho e para a geração de renda. “O objetivo dessa ação é promover espaços para o exercício da cidadania, para a organização comunitária e para aproximação entre comunidade e escola com o reconhecimento e respeito a diferentes saberes”, afirma. Segundo ela, além dos alunos, os pais e irmãos, mesmo que não estejam matriculados nas escolas, podem participar.

Segundo o prefeito Júnior, o programa “Escola Aberta” é uma oportunidade de integração entre a comunidade escolar e a população circunvizinha. As atividades, em sua opinião, criam um elo, fortalece a cidadania e possibilita que os cidadãos possam participar de atividades saudáveis e de capacitação profissional. “Com esse projeto, estamos trazendo a família, que é o motor da sociedade, para dentro da escola, fortalecendo também a cidadania”, destaca.

A coordenadora do Tempo Integral do município, Liane Frota, destaca que as oficinas são diversas e oferecem, desde atividades esportivas, a cursos em diversas áreas, visando a capacitação e geração de renda na comunidade. Ela observa que as atividades acontecem aos sábados das 7 às 12 horas, e que inicialmente 11 escolas aderiram ao programa, que terá duração de três meses. “Para participar os interessados devem se inscrever nas secretarias das escolas, das 7 às 17 horas de segunda a sexta-feira”, assevera.

Veja abaixo as escolas que participam do projeto e as atividades oferecidas:

Escola da Lagoinha: Banda Musical, Futebol, Contação de Histórias, Modelo/Manequim, Atletismo, Informática.

Escola Eduardo Alves Ramos: Festas/Festividades, Campeonatos/Torneios, Jogos Cooperativos, Biscuit, Vela de sabonete.

Escola Paulo Sá: Ballet Clássico, campeonatos/torneios, Leituração, Informatica.

Escola Josefa Sá: Dança, Lambaeróbica, Cabeleireiro/manicure, Contação de História, Campeonatos/Torneios, Corte e Costura.

Escola do Cararu: Teatro, Handebol, Contação de Histórias, Cabeleireiro/Manicure, Informática, Artesanato/trabalhos manuais.

Escola João de Freitas: Informática, Culinária, Artesanato/Trabalhos Manuais, Ginástica, Cineclube, Alfabetização.

Escola Elisbão Pio: Informática, Futsal, Meio Ambiente, Artesanato/trabalhos Manuais, Dança.

Escola das Guaribas: Dança de Rua, Futsal, Contação de Histórias, Informática.

Escola Mario Sales: Banda Musical, Futsal, Pré-vestibular Comunitário, Informática.

Escola Evandro Ayres de Moura: Artesanato/Trabalhos Manuais, Horta, Percussão, Campeonatos/torneios, Pré-vestibular Comunitário, Informática.

Escola Izídio José Campina: Balé Clássico, Ping-pong, Horta, Corte e Costura, Campeonatos/Torneios.