Eusébio realiza oficina de Formação do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente

terça-feira | 15/10/2019

A Prefeitura de Eusébio, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realiza nos dias 22 e 29 de outubro, na Câmara Municipal de Eusébio, a oficina: “Formação do Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes”. A abertura da oficina acontece no dia 22, a partir das 8 horas, com palestras sobre Noções Básicas de Orçamento e Discutindo o Orçamento Público e o Fundo da Infância.

A atividade prossegue no período da tarde com a apresentação do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, seguido de um vídeo debate: “Vida Maria”. Logo depois será apresentado o Conselho Tutelar, o que é e o que faz e o vídeo debate “O Melhor Lugar”. No final da programação está prevista a apresentação sobre o SIPIA como ferramenta de gestão.

No dia 29 outubro de 2019, as atividades iniciam com uma dinâmica de aquecimento, às 8 horas, seguida da aplicação de teste de conhecimento, com o tema, “Conhecendo o ECA”. A tarde acontecerá um debate sobre o diagnóstico da situação da criança e do adolescente em Eusébio. Finalizando o dia, os presentes vão construir um plano de Ação, com trabalhos em grupo e uma plenária final. Participarão dessa oficina: todos os conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente; os 5 conselheiros tutelares em exercício e os 5 eleitos; 4 conselheiros de Saúde; 2 conselheiros de Alimentação Escolar; 2 conselheiros de Educação; 2 conselheiros de Cultura; 2 conselheiros do Esporte; 2 conselheiros de Assistência Social; 2 conselheiros de Políticas sobre Drogas; 2 conselheiros de Segurança Alimentar; 2 conselheiros da pessoa com deficiência, 10 conselheiros do NUCA; todos da comissão pré-selo UNICEF; 2 profissionais do Departamento de Apoio ao Estudante (DAE); 2 profissionais do CREAS; 6 profissionais do CRAS; 2 profissionais da Alta Complexidade; 10 profissionais da Atenção Básica em Saúde; 10 Diretores/Coordenadores de Escolas; Ministério Público, Juizado da Infância e a Delegacia Metropolitana de Eusébio.