Eusébio realiza programação dedicada à Primeira Infância e à Semana do Aleitamento Materno

quinta-feira | 29/07/2021
O tema deste ano da Semana do Aleitamento Materno é “Proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”, que será realizada conjuntamente com as comemorações do Mês da Primeira Infância (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio realiza entre 01 a 11 de agosto atividades relativas ao mês da Primeira Infância e a Semana do Aleitamento Materno, que tem como tema este ano “Proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”. O objetivo é incentivar os cuidados com as crianças na primeira infância e o ato de amamentar. O leite materno é o alimento mais completo para o bebê, já que atende a todas as suas necessidades até o sexto mês de vida. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a amamentação reduz em 13% o risco de mortalidade até os cinco anos de idade. O aleitamento não é importante apenas durante a infância, pois os benefícios para quem foi amamentado são sentidos até a vida adulta.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, o leite materno ajuda na formação do sistema imunológico e previne contra infecções, diarreias, doenças respiratórias, alergias, otites e intolerância ao glúten, reduz a ocorrência de cólicas, protege e prepara o intestino frágil do recém-nascido e ajuda no desenvolvimento correto da arcada dentária, prevenindo problemas na fala graças ao movimento de sucção durante a mamada.

A programação começa neste domingo (01) com a abertura da Semana do Aleitamento Materno e do mês dedicado à primeira infância com uma fala do prefeito Acilon Gonçalves e da primeira-dama Marta Gonçalves nas redes sociais da Prefeitura de Eusébio. No dia 02 (segunda-feira), acontece a exposição do Painel sobre Amamentação com fotos de mães doadoras/puérperas, as 10 horas, no Hospital Municipal Doutor Amadeu Sá.

Já no dia 03 (terça-feira) acontecerá a apresentação do tema da Semana dos Aleitamento Materno, as 9h30, na Sala de Espera do Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá. No dia 05 (quinta-feira) será realizado um “Mamaço Virtual” com mães do PCF (Programa Criança Feliz), Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Cartão Mais Infância Ceará (CMIC) e PSF (Programa Saúde da Família), as 14 horas, pela internet.

No dia 06, sexta-feira, teremos a divulgação do vídeo de homenagem às doadoras de Leite Materno realizada pelo Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) do Hospital Amadeu Sá, nas redes sociais da Prefeitura de Eusébio. No dia 10 de agosto, acontecerá a oficina com a equipe do PCF e gestantes, as 9 horas, no CRAS Sede e a programação ficará encerrada no dia 11 de agosto com o Encontro do Comitê Gestor do PCF, as 9h30 na Sala de Reunião da Secretaria de Desenvolvimento Social.