Eusébio realiza a Semana da Saúde na Escola com ênfase no combate a obesidade infantil

sexta-feira | 27/04/2018

A Prefeitura de Eusébio iniciou nesta segunda-feira (23) a Semana da Saúde na Escola com diversas ações nas áreas de saúde e educação. Durante o período, o grupo de Saúde e Prevenção na Escola realiza nas unidades de ensino, rodas de conversa e oficinas sobre o tema: alimentação saudável e obesidade infantil e a importância da utilização da caderneta de saúde das crianças. Conforme a coordenadora do Departamento de Atendimento ao Estudante (DAE), professora Maria do Carmo dos Santos (Carmosa), o objetivo é o enfrentamento ao excesso de peso na infância.

O trabalho está sendo realizado pelas equipes do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) e do ASA (Agente de Saúde Adolescente), da Secretaria de Saúde de Eusébio. As apresentações estão sendo voltadas tanto para os alunos como para os pais, alertando sobre a interferência da alimentação com muito açúcar no desenvolvimento das crianças, utilizando vídeos e dinâmicas, como o semáforo dos alimentos, para despertar as reflexões sobre a importância do incentivo à alimentação adequada dentro e fora do ambiente escolar.

As ações foram iniciadas na terça-feira (24), nas escolas Otoni Sá (Mangabeira) e Francisco Tavares (Olho d’água). Nesta quinta, dia 26, será na Escola Izídio José Campina (Tamatanduba); no dia 27, na Escola Mário Sales (Pedra). Já nos dias 17 e 18 de maio, a ação será na Escola Moacir Ferreira (Pedra). O tema vem sendo trabalhado na capacitação do ‘Saúde e Prevenção na Escola’ e no Programa de Saúde na Escola (SPE-PSE) pelo grupo de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação de Eusébio.

O prefeito Acilon Gonçalves destacou a importância do evento com o objetivo de prevenir problemas de saúde que ocorrem devido à má alimentação, principalmente na infância e adolescência. A nutrição saudável, segundo ele, combate a obesidade, o déficit de atenção, alergias, hipertensão e problemas coronários, entre outros.