Eusébio realiza seu 7º Festival de Teatro

terça-feira | 31/10/2017

O 7º Festival da Companhia de Teatro Macunaíma, realizado pela Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo, aconteceu no último sábado (28), na Escola Profissionalizante Eusébio de Queiroz. O evento, que reúne anualmente estudantes de teatro do Município, neste ano contou com a participação de integrantes das Casas dos Idosos, das escolas municipais e dos Polos de Atendimento. Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu, o Fectem é um momento de congraçamento e de aperfeiçoamento dos grupos que trocam experiências.

Durante o evento foram apresentados oito esquetes, oriundas da Casa do Idoso, das Escolas e do Polo de Atendimento de Eusébio, totalizando 100 atores envolvidos, que concorreram nas categorias drama e comédia. Os melhores foram agraciados com Troféus e Medalhas. Evento teve como jurados: Erlyson Ferreira, ator formado em Teatro pelo IFCE e morador de Eusébio e Davidson Caldas, formado em Direção Teatral pelo instituto Dragão do Mar de Fortaleza.

As oito esquetes que se apresentaram foram as seguintes: “Lembranças de Tia Raimunda”, do Diretor Anderson Fenty; “Quando a velhice chegar”, da Casa do Idoso do Parque Havaí, com direção de Paula Carolina; “Cantoras do Rádio”; “Mímica do Cotidiano”; “Cartas entre Tereza, os três do Núcleo de Arte, Educação e Cultura”, diretora Kelva Cristina; “Todo Mundo em Cena, o destroço apenas começou, da Escola Paulo Sá”, com a direção de Welisson Gomes; “Flutua do grupo Cheios de Cena”, com o diretor Carlos Magno e a “Casa dos Monstros”, da Escola Neusa de Freitas, com o diretor Gustavo Ponciano.

Foram entregues troféus e medalhas nas categorias: Melhor Figurino, Sonoplastia, Cenografia, Espetáculo, Direção, Atriz, Ator, Atriz e Ator Revelação, Atriz e Ator Máster. Estiveram presentes ao evento, o secretário de Cultura, Leo Abreu e o vereador Tarcisio da Cultura.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que o teatro é considerado fundamental na formação cultural do ser, pois desperta o desejo ao conhecimento e estimula a reflexão. “Tem grande importância para o crescimento cultural e pessoal das pessoas, pois proporciona a perda da

timidez; estimula a imaginação; desenvolve a oralidade, incentiva o trabalho em grupo; a aceitação das diferenças e estimula a transmissão de sentimentos e emoções. Enfim, verificamos que as crianças e jovens que fazem teatro tem uma coisa especial, uma percepção melhor do mundo”, conclui o gestor municipal.