Eusébio realiza X Conferência Municipal de Assistência Social

quinta-feira | 26/08/2021
O tema deste ano é “Assistência: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social” (Foto: PME/Divulgação)

O Eusébio realizou, nesta quinta-feira (26), a X Conferência Municipal de Assistência Social, através do Conselho Municipal de Assistência Social. O tema deste ano é “Assistência: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. O encontro, realizado no auditório da Escola Estadual de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz, contou com a presença de 70 pessoas, seguindo todos os protocolos de saúde, com distanciamento, uso de máscara e disponibilização de álcool gel para os presentes. O evento foi aberto pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Eusébio, Katiana Moura.

Em seguida o prefeito Acilon Gonçalves, em sua fala, destacou que a assistência social é um setor que chega para atender as pessoas no momento que é preciso, em todas a constelação de necessidade, seja na psicológica, na social ou na econômica. “Por chegar no momento da grande necessidade, nós gestores não temos como refletir por muito tempo, pois precisamos atender as necessidades. E atender dentro de políticas previamente estabelecidas e sólidas que nosso município têm”, pontuou.

Destacou que a frase instituída pela Constituição que a Assistência Social é Direito do povo e Dever do estado, é praticado no Eusébio desde 2005, quando de sua primeira gestão.  “Ficamos felizes porque as políticas públicas desse município acontecem janeiro de 2005 e ela é para todos. Quando chega uma calamidade pública, quando chega uma pandemia, todo mundo no Brasil corre para propor políticas sociais, nós aqui corremos para ampliar as políticas já existentes e dar maior agilidade. Claro que temos que mudar, porque se atendíamos em torno de 100 pessoas por mês passamos a atender 3 mil,” frisou.

A secretária de Desenvolvimento Social, Samara Cordeiro, por sua vez, disse para fazer assistência social é preciso em tudo colocar o amor. “Quando amamos as pessoas conseguimos trabalhar na assistência social, porque sabemos que não é fácil, pois trabalhamos com a dor dos outros e com menos recursos. Estamos aqui para transformar vidas e nosso município cada vez mais vai continuar avançando com o atendimento de assistência social”, ressaltou.

“Hoje é um dia muito importante para nós e para a cidade de Eusébio, pois vamos dialogar sobre avanços, perspectivas e os desafios para essa política tão importante para a nossa vida, ainda mais pelo agravamento das vulnerabilidades mediante os tempos difíceis que estamos vivendo pandemia. Desde 2020 estamos vivendo esse momento grave, mas aqui não deixamos nenhum usuário sem a proteção social, a proteção social básica”, disse a gestora.

*Conferência Magna*

Em seguida, a secretária Samara Cordeiro ministrou Conferência Magna “o estágio do Sistema Único de Assistência Social – SUAS no âmbito municipal”, quando trouxe os avanços, desafios e possibilidades. “Em nosso município tempos grandes avanços na política de assistência porque temos um político que segura a mão do povo e que está junto. Nós vivemos todos os dias situações difíceis com famílias em situação de vulnerabilidade social, moradores em situação de rua, crianças que sofreram e sofrem violência sexual, pessoas que recebem bolsa família, idosos, pessoas com algum tipo de deficiência e adolescentes em conflito com a lei. Todos eles contam e podem contar com o atendimento da assistência social de nosso município”, pontuou.

Ela destacou a realização de 5 pré-conferências preparatórias realizadas antes da conferência municipal, que trataram dos cinco eixos: Proteção Social, no eixo 1; Financiamento e Orçamento, no eixo 2; O lugar da sociedade civil e do SUAS, no eixo 3; a importância da participação dos usuários, gestão e acesso a segurança socioassistenciais, no eixo 4 e a atuação do SUAS em situação de calamidade pública e emergência, no eixo 5. Ela apresentou o relatório dos avanços dos programas e ações no semestre e em seguida houve a plenária e definição sobre as ações a serem desenvolvidas nos próximos anos pela administração pública. Os delegados escolhidos na conferência municipal representarão o município na Conferencia Estadual e levarão as propostas do município para serem avaliadas.