Eusébio recebe certificação por adesão ao projeto Vidas Preservadas

segunda-feira | 25/11/2019

Na última sexta feira (22), o Eusébio recebeu certificação por adesão ao projeto “Vidas Preservadas: O MP e a sociedade pela Prevenção do Suicídio”, com a elaboração do Plano Municipal de Prevenção e Posvenção do Suicídio, e sendo o primeiro município a criar a Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida, vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Social.

Na cerimônia, realizada no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza, estiveram presentes o prefeito Acilon Gonçalves, a secretária Michele Queiroz e a psicóloga Rosa Leite, responsável pela Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida. Além da entrega dos certificados aos municípios que aderiram ao projeto e da apresentação dos planos municipais de prevenção, intervenção e posvenção do suicídio, houve capacitação de profissionais.

O projeto “Vidas Preservadas” foi criado em 2018 pelo Ministério Público do Estado do Ceará por intermédio dos Centros de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CAOPIJ), do Meio Ambiente (CAOMACE), da Cidadania (CAOCIDADANIA) e Criminal (CAOCRIM).

Desde o início do projeto, o Eusébio, através de representantes das Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Segurança Pública e Cultura, participou das capacitações e elaboração do Plano Municipal de Prevenção e Posvenção do Suicídio.

O prefeito Acilon destacou a importância das ações de prevenção ao suicídio e o quanto isso pode mudar a vida das pessoas. “Essa é uma questão que levamos muito a sério no Eusébio. Sabemos o quanto é importante prevenir. Desenvolvemos projetos nos CAPS, CREAS, nas escolas, que abrangem a todos, sejam crianças, adultos ou idosos. Temos orgulho de ser um município exemplo, que promove a valorização e a proteção da vida”, afirmou.

Em agosto de 2019, a Prefeitura de Eusébio criou a Lei 1.684, que instituiu a Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social em cooperação com as secretarias municipais e sociedade civil, como estratégia permanente para a prevenção e posvenção de suicídio e para o tratamento das comorbidades (condição da pessoa que apresenta, ao mesmo tempo, duas ou mais doenças relacionadas), sendo, assim, o primeiro município do Ceará a ter essa iniciativa.

De acordo com Michele Queiroz, o objetivo é capacitar servidores das diversas secretarias sobre a prevenção do suicídio. “A intenção é que não ficasse apenas na campanha Setembro Amarelo, mas que fosse uma constância durante todo o ano, que os profissionais soubessem lidar com essa problemática. O Eusébio foi além porque criou uma coordenadoria municipal que se dedica a esse tema”, destacou.