Eusébio recebe novo material didático para ensino infantil e fundamental

sexta-feira | 07/05/2021
Dividido em dois volumes com três unidades, que ofertam conteúdos diferenciados de acordo com as faixas etárias das criança (Foto: Seduc)

A Prefeitura de Eusébio, por intermédio da Secretaria da Educação do Município (Seduce), é um dos primeiros municípios cearenses a receber o Material Estruturado da Educação Infantil e do Ciclo de Alfabetização, cujo conteúdo é voltado aos primeiros anos da educação infantil até o 3º ano do ensino fundamental. O município deve receber 4 mil livros organizados pelo Governo do Estado, através do Programa Mais Infância, em parceria com a Associação Nova Escola. A iniciativa faz parte de um conjunto de estratégias que engloba também a formação de professores e avaliações por meio das Coordenadoria de Educação e Promoção Social e de Cooperação com o Municípios para o Desenvolvimento na Idade Certa, desenvolvido pela Secretaria de Educação do Ceará (Seduc).

O secretário de Educação de Eusébio, Júlio César da Costa, destaca que ao longo dos anos o Governo do Estado vem construindo um pacto de cooperação com os municípios, e o Eusébio vem sendo um dos comtemplados com essa parceria. “Recebemos auxílio em vários eixos, dentre eles, o de material didático. Começamos a receber o material didático do infantil V ao 3º ano. Esse material se agrega tanto ao material do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), que é nacional, como a materiais que o município adquiriu a partir da escolha dos seus professores”, pontua.

Segundo ele, no Eusébio, esse conjunto de materiais são chamados de materiais didáticos estruturados. “Ele é a base de outro eixo, que é o eixo de formação. Esses materiais são estudados por nossos formadores. Também fizemos uma ação em parceria com a CREDE 1 representando a Secretaria de Educação do Estado que foi a seleção de professores formadores. Então, hoje nós temos um grupo de formadores que vai estudar esse material e a partir desse estudo vai dar a formação aos nossos professores”, ressalta.

Diz que essa ação é fundamental principalmente em tempos de pandemia para que a Educação no Eusébio possa ter uma base sólida. Argumenta que com a formação e esse material de estudo será possível fazer incrementações pedagógicas, seja a nível remoto seja a nível hibrido, e assim repor as perdas que a pandemia trouxe.

Distribuição

O secretário Júlio César revela que os materiais didáticos, tanto os destinados aos alunos, como aos professores, serão enviados às escolas que farão o planejamento da logística de distribuição, dentro dos parâmetros saudáveis exigidos para evitar aglomerações. Comenta que esse material será importante como base da formação, pois o professor poderá utilizá-lo no tempo pedagógico, criando rotinas de estudo, além de elaborar seu plano de aula para avaliar se o aluno está participando com qualidade ou com alguma fragilidade, e assim fazer as intervenções pedagógicas necessárias.

O material da educação infantil conta com três cadernos para o professor, de acordo com a faixa etária do aluno, e traz exemplos de rotinas para trabalhar a educação infantil. Houve também a reformulação do material para o Ensino Fundamental feita com base nas novas diretrizes da educação. Para a criação do novo conteúdo, a Seduc contou ainda com o apoio de professores autores da rede pública cearense.

Material para a Educação Infantil

Dividido em dois volumes com três unidades, que ofertam conteúdos diferenciados de acordo com as faixas etárias das crianças: bebês de 0 a 1 ano e 6 meses; crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses e crianças de 4 anos a 5 anos e 11 meses. Cada unidade do material está organizada em atividades recorrentes e sequências didáticas, que têm como referência a imersão dos bebês e das crianças em práticas sociais da nossa cultura.

Material para o Ensino Fundamental

Abrange cinco componentes curriculares (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia) contemplando do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I. O material é organizado em dois volumes por bimestre (1 para o estudante e 1 para o professor), que contemplam os conteúdos e habilidades previstas para cada ano/série escolar. Assim, para cada série serão disponibilizados oito volumes ao longo do ano, sendo quatro para estudantes e quatro para professores.