Eusébio se consolida como uma das maiores economias do Ceará, segundo o IBGE

quinta-feira | 17/12/2020
Com relação as atividades econômicas, o Eusébio é o 6º tanto no ranking no setor Industrial como no de Serviços (Foto: PME/Divulgação)

Eusébio se consolida como a sétima maior economia do Estado e o segundo município com maior renda per capita (R$ 46,8 mil), entre os 184 do Ceará. Os dados, que são da pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), foram divulgados nesta semana, e consideram números de 2018. A soma da atividade econômica em Eusébio naquele ano foi de R$ 2,47 bilhões, acima de municípios maiores como Aquiraz, Iguatu e Itapipoca.

Com relação as atividades econômicas, o Eusébio é o 6º tanto no ranking no setor Industrial como no de Serviços. O município tem um forte setor industrial, quem vem se consolidando ao longo do tempo devido os incentivos fiscais, as facilidades de acesso, tanto para o Aeroporto Internacional como para os Portos dos Mucuripe e Pecém, por via rodoviária e seus atrativos sociais. São quatro Polos industriais com empresas de setores diversos e um que vem se instalando no área Farmacoquímica, tendo como âncoras a Fiocruz, a Fábrica de Vacinas e o Laboratório Biomanguinhos, este último em construção.

Temos, ainda, a indústria da Construção Civil, responsável pela grande expansão imobiliária do município. São mais de 200 condomínios horizontais e agora o mercado abriu espaço para os verticais, com vários projetos concluídos e em andamento. Já na área de serviços o município vem recebendo grandes empreendimentos, atraídos por uma população crescente e exigente. São restaurantes, bares e setores de lazer. Dois shoppings centers estão em construção, além de centros comerciais, postos de combustíveis e clinicas de saúde.

O município aparece também na 11º colocação no ranking da Administração, Defesa, Educação, Saúde públicas e Seguridade Social e na 113º colocação no setor de agropecuária, sendo compreensível devido sua área ser totalmente urbana com algumas plantações de hortas e flores. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio, Eilson Gurgel, observa que em 15 anos, na série histórica, o Eusébio manteve-se entre os municípios mais destacados economicamente no Estado.

“A não ser pela ascensão de São Gonçalo, devido a instalação do Porto do Pecém, que guindou aquele município para a quarta colocação no Estado, nesse período não tivemos grandes surpresas e o Eusébio manteve seu crescimento orgânico e crescente, seguindo um planejamento que o prefeito Acilon Gonçalves vem executando desde então”, asseverou.

O Prefeito Acilon Gonçalves, destaca que o desafio é manter os recursos arrecadados oriundos desse desenvolvimento para os setores sociais, para que o município continue sendo reconhecido por sua qualidade de vida. “Para 2021 aprovamos o Orçamento onde 68% da receita é destinada para as áreas sociais. Isso porque acreditamos que, cuidando das pessoas estaremos proporcionando mais oportunidades, mais saúde e mais desenvolvimento para nosso município. Manteremos e ampliaremos os nossos programas sociais, seja o Renda Mínima, o Aluguel Social, o Transporte Gratuito, as Cestas Básicas, as tarifas sociais de água e luz e os cuidados com cada cidadão nas suas necessidades básicas para que sua vida seja cada vez melhor aqui em nosso município”, concluiu.