Eusébio se mobiliza para o enfrentamento a microcefalia

segunda-feira | 18/01/2016

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde do Município, realizou uma reunião de trabalho nesta sexta-feira (15) para tratar do Plano de Enfrentamento a Microcefalia. O objetivo é traçar uma estratégia local para o combate e eliminação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, febre Chikungunya e Zika Vírus. Esta última doença está sendo investigada como possível causadora da microcefalia.

O evento, que contou com a presença de agentes comunitários de saúde (ACS), agentes comunitários de endemias (ACE), coordenadores de departamentos, coordenadores do Programa de Saúde da Família, médicos, enfermeiros, técnicos e demais servidores da área, foi aberto pelo secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio Ramalho. Ele observou que devido à situação de saúde do país, o Ministério resolveu tomar uma atitude e chamar estados e municípios para o enfrentamento do mosquito causador das doenças, “por isso temos que ter ações que envolvam a todos. O problema não é só dos ACS e ACEs, mas de todos nós brasileiros”, afirmou.

Ele observa que não é tão difícil controlar. “No Eusébio, desde o início da série histórica em 2009 até 2015 tivemos 940 casos, mas o índice de infestação domiciliar no município fica abaixo de 1%, bem menor do que o recomendado pelo Ministério da Saúde. Estamos fazendo o nosso dever de casa e investigando a origem dos casos. E verificamos que a grande maioria pode ter sido originária de municípios vizinhos. Portanto, esse plano tem que ser feito em todas as regiões do país para que o risco de contaminação seja reduzido ao máximo”, afirmou.

Segundo ele, o Plano de Enfrentamento a Microcefalia é governamental e não do município, que vai elaborar o seu com base nesse mesmo documento. “Mas o momento é grave e ninguém pode fugir de suas responsabilidades. Vamos usar de todos os meios que tivermos para ampliar o controle e a eliminação do Aedes Aegypti. Peço a todos que se engajem nessa tarefa. Vamos definir uma brigada, com apoio inclusive da sociedade civil. O Eusébio vai se mobilizar em uma frente de combate ao mosquito”, frisou.

Em seguida, o médico veterinário e técnico em endemias, Bergson Moura, da Secretaria de Saúde do Estado apresentou o Plano Nacional de Enfrentamento a Microcefalia. Segundo ele, o País vive uma crise com os casos de microcefalia e por isso a urgência de se colocar a proposta em execução. Ele destacou que o plano prevê três eixos de ações: o eixo 1, que é a mobilização e combate; eixo 2, atendimento às pessoas e eixo 3, desenvolvimento tecnológico, educação e pesquisa.

O objetivo é reduzir o índice de infestação do Aedes Aegypti para menos de 1%.

A campanha será intensificada até junho de 2016. Nesse período serão feitos quatro ciclos de visitas em cada casa do município, onde os agentes comunitários de saúde farão orientações, inspeção, e o tratamento mecânico (verificar existência de focos e eliminá-los). Já os agentes comunitários de endemias realizarão as mesmas tarefas e também o tratamento químico, quando necessário.

Bergson destacou que o trabalho, caso necessite pode ser reforçado por integrantes da Defesa Civil, Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Militar ou mesmo membros das Forças Armadas. “Mas creio que no Eusébio, não haverá essa necessidade. Vemos que a gestão daqui trabalha de forma criteriosa, coerente e equilibrada, sendo inclusive referência nas ações de combate a dengue e outras ações de saúde, nas reuniões que realizamos na Secretaria de Saúde do Estado”, revelou.

O prefeito Júnior destacou que a intenção é mobilizar, além da Saúde, todas as secretarias municipais e demais órgãos nessa tarefa, dessa forma convocou todos os secretários para uma reunião na próxima quarta-feira, onde será discutido o Plano Municipal de Enfrentamento ao Aedes Aegypti, “a idéia é que a administração esteja coesa e atuando de forma conjunta para que com isso possa incentivar a população a integrar essa grande força tarefa, que visa sobretudo a manutenção da saúde de todos eusebienses”, pontuou o prefeito.