Eusébio sedia as comemorações do Dia Nacional do Fusca

quinta-feira | 18/01/2018

O Eusébio vai sediar no próximo domingo (21) as comemorações do Dia Nacional do Fusca da Região Metropolitana. Com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo, o Volks Clube do Ceará realiza uma carreata de fuscas, partindo de Fortaleza, com saída no posto Ipiranga (Avenida Washington Soares 6600), até o Polo de Lazer do Eusébio, a partir das 8 horas da manhã. Segundo o vice-presidente da entidade, Paulo Franklin Barbosa Filho, o evento contará entre 30 a 40 carros e tem como objetivo manter viva a paixão do brasileiro pelo carro mais popular do pais de todos os tempos.

Na chegada da carreata no Eusébio, os participantes serão recepcionados com um café da manhã no Restaurante Lá na Roça e em seguida será realizada a exposição dos veículos no Polo de Lazer Francisco Ivens de Sá Dias Branco, aberta ao público, até o meio dia.

O Volks Clube do Ceará, criado em 2010 chega ao seu 8º ano, sendo o único do estado, credenciado pelo Denatran, para examinar a originalidade de veículos antigos de coleção e expedir Certificado de Originalidade para os sócios colocarem placa preta em seus automóveis. O Clube também tem a licença da Volkswagen para utilizar a sua marca. Segundo Paulo, o clube conta com 88 associados e agrega os carros volks refrigerados ao ar, o fusca e seus derivados.

O prefeito Acilon Gonçalves e o secretário de Cultura Léo Abreu destacam a importância do evento, por atrair inúmeros adeptos do veículo que se tornou símbolo do Brasil. Segundo Acilon, a movimentação trará benefícios para a cidade com o aquecimento do comércio e serviços, além de proporcionar lazer para a população que poderá conhecer mais de perto os carros originais ainda em perfeito estado de conservação.

Anualmente o Clube se reúne para comemorar o Dia Nacional do Fusca, que remonta ao ano de 1988 quando os contatos do então Sedan Clube do Brasil com a Volkswagen do Brasil, na época membro da Autolatina (Joint Venture entre a Volkswagen e a Ford) estavam melhorando e alguns eventos já haviam sido realizados com a ajuda da fábrica.

Estes eventos foram a Primeira Exposição, o Quarto Passeio Anual, sem contar com o apoio que o setor de imprensa da Volkswagen dava às atividades do Sedan Clube através de divulgação em suas publicações. Em meados de 1988 começou a preparar um megaevento em Interlagos, o Encontro Nacional do Fusca que consolidaria a criação do Dia Nacional do Fusca.