Eusébio segue com a elaboração do Plano Diretor Participativo

terça-feira | 03/07/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA) realiza nesta quarta-feira, 4 de julho, o II Fórum do Plano Diretor Participativo do município. O evento será realizado no auditório da Escola de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz, a partir das 8h30. Segundo o presidente da AMMA, Celso Rodrigues, durante o evento serão discutidos os objetivos e metodologia utilizados no diagnóstico do município e será efetuada a leitura técnica e comunitária da realidade do município de Eusébio.

Ele esclarece que a leitura é a fase do plano diretor que tem como objetivo conhecer os problemas e as potencialidades do município como um todo, do ponto de vista técnico e comunitário. O estudo trará informações sobre seus aspectos físicos, urbanos, econômicos, sociais e ambientais. O trabalho está sendo coordenado pela AMMA, e realizado pela equipe técnica, com o comitê municipal e a consultoria contratada (Urbi Consultores Ltda).

O momento dá continuidade aos trabalhos de revisão do Plano Diretor Participativo do Município do Eusébio. Nas fases anteriores foram realizadas oficinas de conhecimento nos três maiores polos populacionais da cidade (Sede, Jabuti e Mangabeira). Os encontros proporcionaram que a comunidade fizesse uma leitura da realidade das localidades.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que o II Fórum, será o momento da comunidade tomar pé do processo de revisão de forma mais precisa. Ele observa que o Plano Diretor Participativo é o mecanismo legal que visa orientar a ocupação do solo urbano, tomando por base um lado de interesses coletivos e difusos tais como a preservação da natureza e da memória, e de outro os interesses particulares de seus moradores,” concluiu o prefeito.