Eusébio supera a média do Ceará e do País na Avaliação Nacional de Alfabetização

terça-feira | 14/11/2017

O Eusébio superou a média do Ceará e do País na Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) 2016, em Leitura, Escrita e Matemática das crianças que estavam matriculadas no 3º ano do ensino fundamental da rede pública do município. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), com base nos resultados finais da avaliação.

Na escala de Escrita, o Eusébio tem 78,75% das crianças no nível suficiente. Já o Estado apresenta 70,7%, a Região Nordeste, 49,1% e o Brasil, 66,15%. No Nordeste, o Estado ocupa o primeiro lugar. Em segundo, está o Rio Grande do Norte (59,16%) e, em terceiro, Pernambuco (48,19%). Em relação às competências de Leitura, por exemplo, o município alcançou 57,22% dos alunos em condições consideradas adequadas, já o Estado atingiu 54,76%; o Nordeste, 30,85% e o Brasil, 45,27%.

Em Matemática, o Eusébio apresenta um percentual de 57,92%, enquanto o Estado atingiu 51,72% de crianças em uma situação adequada. Neste mesmo nível, em 2016, o Nordeste está com 30,54%, enquanto o Brasil alcançou apenas 45,53%.

A secretária de Educação de Eusébio, Goretti Martins, comemora o feito dos alunos, que na avaliação colocaram o município acima da média do Estado. Ela lembra que o Ceará está em primeiro lugar nas regiões Norte e Nordeste e no terceiro lugar no País nessa avaliação. Participaram da ANA em 2016, um total de 1.142 alunos, nas provas de Leitura e Escrita e, 1.150 alunos na prova de Matemática, oriundos de 20 escolas da Rede Municipal de Ensino Fundamental I, do Eusébio.

O prefeito Acilon Gonçalves pontua o zelo e a dedicação de cada profissional que atua na Educação de Eusébio na construção de um ensino diferenciado e de qualidade. Ele detalha que os números das estatísticas do próprio MEC demonstram os avanços conquistados pelo Eusébio na área educacionais. “Temos um dos maiores índices de aprovação do Estado, atingindo 98,14%, com taxa de reprovação de apenas 1,42% e de abandono de 0,14%. Isso significa que nossa política de ensino do Tempo Integral tem aprovação dos nossos alunos, que veem nessa oportunidade um caminho

seguro para o sucesso em suas vidas futuras. Todos estão de parabéns pelos resultados. Agora nossa responsabilidade aumenta para melhorarmos cada vez mais esse índice,” pontuou.

A ANA, um dos instrumentos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), avalia os níveis de alfabetização e letramento em língua portuguesa, a alfabetização em matemática e as condições de oferta do ciclo de alfabetização das redes públicas. Passam pela avaliação todos os estudantes do terceiro ano do ensino fundamental matriculados nas escolas públicas no ano da aplicação da avaliação. Em 2016, os testes da ANA foram aplicados para 2,5 milhões de estudantes, em 5.545 municípios, 48.860 escolas e 106.575 turmas. As provas foram divididas em dois dias, sendo 20 questões de língua portuguesa e 20 de matemática.