Eusébio tem maior avanço no Estado em matrículas de alunos de 6 a 14 anos

quinta-feira | 25/04/2019

O Eusébio ficou entre os oito municípios do Ceará em situação regular em 2017, com relação ao cumprimento da meta 2 do Plano Nacional de Educação (PNE), que determina que toda a população brasileira de 6 a 14 anos esteja frequentando a escola até 2024. O município ficou com um índice acima de 97% de alunos de 6 a 14 anos de idade frequentando a escola. Os demais que conseguiram esse índice foram: Guaramiranga, Horizonte, Itaitinga, Jijoca de Jericoacoara, Maracanaú, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante.

O Eusébio foi o que mais registrou avanço durante os quatro anos analisados, com uma tendência de avanço anual de 3.48 pontos percentuais. Já no Ceará, 94,5% dos municípios estão em risco de descumprimento da meta, ou seja, 174 municípios. A evolução dos indicadores de alfabetização e inclusão está entre os principais desafios impostos pelo Plano, que estabelece metas e estratégias de orientação das políticas educacionais até 2024.

A taxa de atendimento do Ceará em 2017 foi de 81,2%, menor que o índice nacional, de 86,7% em igual período. Se levado em consideração o ranking por federações, o Estado tem o terceiro pior indicador, atrás apenas da Bahia e de Alagoas. O Mato Grosso do Sul apresentou a melhor taxa, com 93,4% de suas crianças e adolescentes de 6 a 14 anos frequentando a escola.

A secretária de Educação de Eusébio, Goretti Frota observa que a matrícula no município se mantém crescente desde 2017, quando foi feito o estudo da TC Educa, plataforma eletrônica desenvolvida pelos tribunais de contas dos estados de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul, com apoio do Instituto Rui Barbosa para monitorar as metas 1, 2 e 3 do PNE. Ela destaca que em 2018 foram 12.316 matrículas no município, e neste ano já atingiu 14.050, um aumento em torno de 13%.

O prefeito Acilon Gonçalves pontua que os bons resultados obtidos pela Educação do Eusébio tem atraído uma grande leva de alunos, fazendo com que a Prefeitura invista mais na ampliação do parque escolar e na capacitação dos professores. “Para não deixarmos nenhum aluno fora da sala de aula tivemos que utilizar salas provisórias, os contêineres, mas com todo o conforto para atender a todos bem, até que tenhamos a solução definitiva. Nossa meta é ampliar as salas de aula em todo o parque escolar, iniciando ainda neste ano”, disse.