Eusébio tem reconhecimento do Governo do Estado pelo trabalho de controle das arboviroses

terça-feira | 11/07/2017

O prefeito Acilon Gonçalves recebeu, nesta segunda-feira (10), das mãos do secretário de Saúde do Estado Henrique Javi, as chaves de um veiculo zero quilômetro para ser utilizado pela Secretaria de Saúde do município. A doação do automóvel foi em reconhecimento ao trabalho realizado pelo município no cumprimento de todos os critérios estabelecidos nas ações de prevenção e controle das arboviroses, doenças como dengue, Zika e Chikungunya, no ano de 2016. Dentre os critérios avaliados constam a cobertura de visitas dos imóveis acima de 80% a cada dois meses; ter incidência de casos de dengue abaixo de 250 por 100 mil habitantes e obter índice de infestação abaixo de 1% nos ciclos de visitas realizados.

Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio, no ano de 2016, o município de Eusébio, manteve todas as iniciativas de controle da dengue no município, com a equipe funcionando permanentemente, com os meios e recursos necessários para que eles pudessem trabalhar. “Com isso, obtivemos resultados muito satisfatórios, a ponto de sermos distinguidos pelo estado com a doação de um veículo, em face a qualidade dos serviços que aqui foram realizados”.

Ele observa que em 2016 o Eusébio registrou apenas 22 casos de dengue, 32 casos de Chikungunya e três casos de Zika. “Os indicadores demonstram claramente que as arboviroses tiveram uma incidência muito baixa, muito inferior ao que tem se verificado na maioria dos municípios do Ceará. E agora em 2017, continuamos essa caminhada sem solução de continuidade. Estaremos fazendo, em breve, um concurso público para ampliar na equipe mais 30 pessoas e esperamos que nos anos vindouros nós possamos continuar com essa boa resolutividade”.

O secretário de Saúde do Estado, Henrique Javi, agradeceu o prefeito Acilon Gonçalves pelo trabalho realizado no município e também pelas ações que realizou quando secretário-executivo de Saúde do Estado, “você deixou várias sementes que agora estou como secretário colhendo”. Ele também destacou o trabalho do secretário Mário Lúcio, “por ser uma pessoa icônica no setor de saúde do Estado e do País”. Segundo Javi, Mário Lúcio esteve bem a frente da organização do Sistema Único de Saúde. Parabéns prefeito pela escolha”.

Ele afirmou que fez questão de estar presente no município, na entrega do veículo, para trazer parabéns do governador Camilo Santana ao município de Eusébio, mas também reconhecer o grande trabalho do secretário de saúde e de toda a equipe, “que com toda certeza é destaque no nosso Ceará todo. Passamos por dificuldades na gestão, mas nosso grande diferencial são as pessoas.”

Javi elogiou também o apoio dado pela população ao trabalho de controle do mosquito Aedes Aegypti no município. “Fazemos nosso trabalho, mas quem possibilita a resolutividade é a população, que adere ao trabalho. Com certeza, no Eusébio, esse apoio não foi conquistado do dia para a noite, e isso também faz a diferença. Talvez esse seja o cenário de apenas 10% dos municípios do Ceará, onde o Eusébio se inclui”.

O Secretário de Saúde do Estado observou que o Eusébio é um forte candidato a participar do rateio de R$ 10 milhões que o governo fará com os municípios que mantiverem seus índices controlados. “Tenho certeza que nesses próximos seis meses, o Eusébio fará todos os esforços para manter índices sob controle e possa chegar a 2018 com menos dor de cabeça. Gostaria que todos os municípios tivessem essa mesma vigilância como o município do Eusébio. Que vocês sejam um farol para que outros sigam seus exemplos”, concluiu.

O prefeito Acilon Gonçalves disse que é preciso otimizar o pouco que se tem com o muito que se precisa. “Implantamos o salário base dos agentes de endemias e pagamos um retroativo que estava pendente. Tudo isso temos mantido. Eu me sinto com os melhores funcionários do Brasil, porque fazem o trabalho com amor. Quando vocês fazem reivindicações, eu procuro conversar com o Mário como transformar o pedido em atendimento a vocês, porque, com certeza, será atendimento à população. Os resultados são baixo índice de doenças e baixo gasto com tratamento das doenças. Então, todo investimento que fazemos na saúde curativa, ela é perdida, se não fizermos investimentos na saúde preventiva. Temos que prevenir”, observou.

Acilon afirmou que a prefeitura está adquirindo tablets para os agentes de saúde e de endemias utilizarem para que se tenha em tempo real os relatórios das visitas. “Essa é a modernidade que queremos para o Eusébio para que o trabalho seja otimizado e tenhamos resultados melhores”, concluiu o gestor municipal.