Eusébio terá 3.229 alunos participando da Olimpíada Brasileira de Matemática

sexta-feira | 29/05/2015

As escolas da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura Municipal de Eusébio se preparam para participarem da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que terá sua primeira fase no dia 2 de junho, nas próprias escolas. Ao todo, participarão 3.229 alunos de 14 Escolas do Ensino Fundamental II do município. O objetivo da competição, segundo a secretária de Educação do município, Ivonilde Santos, é a promoção da melhoria do ensino de matemática, e também possibilitar a descoberta precoce de talentos para as ciências em geral.

Segundo Ivonilde, a OBM também seleciona estudantes para formar equipes que representarão o Brasil em olimpíadas internacionais, que reúnem os melhores talentos de cada país na área. “A proposta da olimpíada também é motivar os alunos para a escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas”, revela.

No Eusébio serão aplicadas provas do nível 1 (6º e 7º ano) e do nível II (8º e 9º ano). Na Primeira Fase serão aplicadas provas objetivas (questões de múltipla escolha), diferenciada por níveis (1, 2), com duração de 2h30min, aplicadas e corrigidas pelos próprios professores das escolas. Já na Segunda Fase as provas serão discursivas com duração de 3h (três horas) e serão aplicadas por fiscais selecionados pela Coordenação Geral da OBMEP para esse fim.

A segunda-fase da OBMEP acontecerá no dia 12 de setembro e no dia 27 de novembro será feita a divulgação dos vencedores. Como parte da premiação, serão entregues medalhas de ouro, prata e bronze, que serão distribuídas segundo percentuais de acerto, além de certificados de menção honrosa. A lista de premiados será divulgada em dezembro.

Aos alunos premiados na OBMEP 2015 com medalhas de ouro, prata ou bronze será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP). A participação no PIC dá direito a uma bolsa de Iniciação Científica Jr do CNPq. Serão premiados ainda os alunos participantes da competição, com certificados de Menção Honrosa. Também receberão premiações os professores, escolas e secretarias de educação cujos alunos sejam classificados entre os melhores.

O Eusébio participou das 11 edições da Olimpíada Brasileira de Matemática, sempre com boas colocações. O prefeito Júnior destaca que a prefeitura, através da Secretaria de Educação, tem estimulado os alunos no estudo da matemática, inclusive com aulas em formato lúdico. “Na medida em que os alunos percebem a Matemática de forma concreta e como parte de diversas atividades do cotidiano, eles conseguem desmistificar o universo feito de números e problemas abstratos. O maior benefício é desenvolver o raciocínio lógico matemático, fixando melhor e de forma prazerosa os conteúdos”, destaca.

No ano passado, dois alunos de Eusébio obtiveram Medalha de Bronze na disputa Nacional. Foram eles: Arthur Vieira Brito, da Escola Neusa de Freitas Sá e Antonio Ediano da Costa Cruz, da Escola Eusébio de Queiroz.